10 cães morrem envenenados em Capivari de Baixo, SC

10 cães morrem envenenados em Capivari de Baixo, SC

Uma cadelinha foi encontrada morta nesta sexta (26) em Capivari de Baixo. Ela já é a décima cadelinha morta na cidade só nesses últimos dias. Na quinta (25) mataram seis cachorros e hoje (26) foram mais quatro, totalizando 10. Todos envenenados e alguns dentro do cercado das casas.

Envenenar animais é um crime passível de pena. Caso descubra quem foi o responsável, pode denunciá-lo na delegacia mais próxima e fazer um B.O.

Sobre a lei

Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de três meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos cinco anos, a Lei permite ao Juiz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.Para castigar ou, ao menos, incomodar o envenenador, deve-se evidenciar a autoria dele e sua intenção em cometer o crime.

Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno. Leve tudo (o animal e o alimento) para um veterinário pois ele poderá encaminhá-lo a um órgão competente para fazer a necropsia e emissão de um laudo oficial da causa da morte. Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento. Já de posse do laudo e com as fotos, vá a delegacia com as testemunhas munidas de RG e faça um BO (Boletim de Ocorrência).

Fonte: HC Notícias via Notisul

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.