RS PortoAlegre 7feira vegana H

7ª Feira Vegana de Porto Alegre terá doces, sushi e até queijo sem leite no dia 18 de outubro

Por ​Andressa Pazzini

RS PortoAlegre 7feira vegana

​​Veganos, vegetarianos e o público interessado em um estilo de vida mais saudável e que respeita os animais terão a oportunidade de conferir mais uma edição da Feira Vegana de Porto Alegre, que acontece no dia 18 de outubro, no Studio Q (Rua Dr. Timóteo, 395), das 12h às 17h. Em um só local será possível encontrar doces, salgados, pães, queijos, cucas, lanches, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, roupas e acessórios, tudo livre de ingredientes e componentes de origem animal.

A Feira já está em sua 7ª edição e desde o início tem atraído um grande número de adeptos do veganismo e vegetarianismo, além de pessoas que têm simpatia pela causa. “Muita gente que compareceu às últimas feiras não é vegana ainda, mas estava em busca de conhecer os produtos. Também havia pessoas interessadas em alimentos naturais, sem glúten e açúcar, e intolerantes à lactose. Muitos saíram mais conscientes, depois de conversar com os ativistas e expositores das ONGs sobre a exploração a que os animais são submetidos pela indústria da maioria dos produtos convencionais que conhecemos”, destaca a idealizadora da Feira, Taís Duranti Pereira. O evento reunirá cerca de 20 expositores de diferentes segmentos, entre comerciantes, coletivos e ONGs, e promete atrair um grande público, superando o número de visitantes de feiras anteriores.

A ideia de realizar uma Feira para reunir uma grande variedade de produtos veganos partiu do casal Taís Duranti Pereira e Márcio Brufatto, moradores de Porto Alegre. “Queríamos abrir um mercado vegano na cidade, nos mesmos moldes de um mercado tradicional, com tudo o que um oferece, mas encontramos dificuldades em abrir uma loja física, então decidimos criar um delivery”, explica Taís, que desde o início quis criar uma feira para reunir pessoas interessadas no veganismo para divulgar, não só os produtos do Delivery Veg, como de outros empreendedores da área. “A gente tem que se unir, tanto como vegano quanto como comerciante. Se não existe uma união entre determinada classe as coisas ficam mais complicadas.”, completa.

Como não poderia deixar de ser, na Feira é liberada a entrada de animais de estimação. 

Sobre o veganismo

O veganismo é uma opção de vida em que não se consome nenhum produto de origem animal ou testado em animais. Segundo uma pesquisa do Ibope, realizada em 2012, 8% dos brasileiros (em torno de 15 milhões de pessoas) se declaram vegetarianas, ou seja, possuem uma dieta à base de plantas. A dieta, por não possuir leite ou derivados, é atraente para os intolerantes à lactose – hoje, quase 70% são intolerantes em algum nível. A principal motivação dos adeptos, em sua grande maioria, é a compaixão e o respeito pelos animais, e muitos também levam em conta as questões nutricionais, já que diversos estudos científicos comprovam os malefícios do consumo de produtos de origem animal à saúde humana.

O que: 7ª Feira Vegana de Porto Alegre
Quando: 18 de outubro, domingo
Onde: Studio Q (Rua Dr. Timóteo, 395)
Horário: 12h às 17h
Entrada franca
Pet Friendly – liberada a entrada de animais de estimação
Página da Feira: https://www.facebook.com/feiraveganaportoalegre
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1519199775038980/

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.