70% das empresas de cosméticos do Brasil estão localizadas em regiões que proibiram os testes em animais!

70% das empresas de cosméticos do Brasil estão localizadas em regiões que proibiram os testes em animais!

O Brasil vem se destacando quando se trata de proteger os animais de testes cruéis. Nos estados brasileiros de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Amazonas, Pará e Rio de Janeiro os testes já foram proibidos. Recentemente, o estado de Minas Gerais passou a fazer parte do movimento global #BeCrueltyFree.

O PL 2844/2015, de autoria do deputado estadual Noraldino Júnior, pôs fim aos testes cosméticos em animais em Minas Gerais. Apesar disso, o governador Fernando Pimentel tentou vetar a lei, sem sucesso. Graças aos membros da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que com o apoio da Humane Society International (HSI), do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais (MMDA) e do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA), derrubaram o veto ao PL 2844/2015. Essa é uma ótima confirmação de que o Brasil está comprometido em acabar com os testes em animais em todo o país: expressivos 70% das indústrias cosméticas estão sediados nos estados brasileiros onde os testes cosméticos foram proibidos!

O diretor da campanha #BeCrueltyFree da HSI, Helder Constantino,  afirmou: “Nós somos gratos a todos os membros da assembleia que aprovaram o PL 2844/2015. O governador se baseou em informações desatualizadas para vetar esta lei progressista. A HSI e o MMDA trabalharam por semanas para apresentar informações confiáveis aos membros da Assembleia a respeito dos benefícios da lei para os animais, a ciência e os consumidores. Nossa campanha, aliada a uma enorme pressão pública e a esforços imensuráveis do deputado estadual Noraldino Júnior e de seu gabinete, por fim convenceram a Assembleia. É um grande dia para os animais!”

Animais inocentes como coelhos, beagles, ratos e macacos sofreram por muito tempo em um mundo onde há alternativas comprovadas para cessar a crueldade dos testes em animais. A Humane Society dos Estados Unidos estima que cerca de 100.000 a 200.000 animais são torturados e mortos todos os anos para que os cosméticos sejam comercializados. No total, mais de 115 milhões de animais estão sujeitos a testes e experiências no mundo. Esses animais são explorados e encaram uma vida sem afeto, segurança e liberdade. Animais inocentes não são os únicos a sofrer com a ganância das empresas.

A boa notícia é que, aos poucos, mas com certeza, os testes em animais estão se tornando uma prática do passado devido à proibição em 37 países incluindo a União Europeia, Israel, Índia, Noruega, Suíça, Taiwan, Nova Zelândia e Guatemala. Outros países como a Austrália, a Nova Zelândia e os Estados Unidos têm considerado a proibição dos testes.

Esperamos que as boas notícias inspirem outras cidades e países a proibir os testes cosméticos em animais. A beleza não deve machucar, especialmente os animais!

Por Nadine Rich / Tradução de Jéssica Oliveira Freitas

Fonte: One Green Planet

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.