8,3 milhões de pessoas assinaram petição entregue à ONU pedindo proibição mundial de testes em animais!

8,3 milhões de pessoas assinaram petição entregue à ONU pedindo proibição mundial de testes em animais!

No Dia Mundial dos Animais, 4 de outubro, a organização Cruelty Free International e a The Body Shop, junto com a atriz e ativista Maggie Q, levaram 8,3 milhões de assinaturas contra testes de cosméticos em animais para a sede das Nações Unidas em Nova York. A petição pede aos países-membros da ONU que formalizem uma estrutura internacional para acabar com os testes de cosméticos em animais de uma vez por todas, e o número impressionante de assinaturas foi coletado de apoiadores em todo o mundo em apenas 15 meses!

A Cruelty Free International, a primeira organização global dedicada a acabar com os testes de cosméticos em animais, e a The Body Shop, a primeira marca de beleza internacional a fazer campanha contra testes de cosméticos em animais, defendem o caso há mais de 30 anos. Seu esforço conjunto é a campanha mais ambiciosa até hoje, quando se trata da questão desse tipo de teste. Seu trabalho também está antecedendo o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 (SDG12): Consumo e Produção Responsáveis, uma das 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral da ONU, e inspirando outros a fazer o mesmo.

Testar cosméticos em animais não é apenas cruel e ineficiente, mas também está completamente desatualizado e pode agora ser substituído por alternativas mais humanas, mais confiáveis e, ao mesmo tempo, até mais baratas. A The Body Shop está entre as muitas empresas livres de crueldade que usam ingredientes inovadores testados por métodos que não usam animais em seus produtos, e obtêm ótimos resultados.

As leis que regulamentam os testes em animais tiveram muitos progressos nos últimos anos. Em 2013, a União Europeia proibiu todos os testes de cosméticos em animais e a venda de produtos testados em outros lugares. Nos EUA, a Califórnia acaba de aprovar uma proibição como essa, tornando-se o primeiro estado do país a proibir testes em animais para cosméticos. Infelizmente, 80% dos países ainda não ilegalizaram testes de cosméticos em animais. De acordo com a Cruelty Free International, mais de 500.000 animais a cada ano são usados neste tipo de teste. É esse imenso sofrimento e exploração desnecessária de animais que poderiam, e com sorte serão, enfim eliminados pela criação de uma estrutura global.

Você pode aprender mais sobre a campanha aqui e usar a hashtag da campanha #ForeverAgainstAnimalTesting em mídias sociais para aumentar a conscientização sobre o problema.

Por Aleksandra Pajda / Tradução de Ana Carolina Figueiredo

Fonte: One Green Planet

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.