A favor dos cães: Projeto de lei pede proibição de fogos de artifício em Laguna, SC

A favor dos cães: Projeto de lei pede proibição de fogos de artifício em Laguna, SC

Uma proposta no legislativo de Laguna é extinguir os fogos de artifícios, defendendo que muitos animais são prejudicados com o barulho, principalmente os cães, A audição deles é mais sensível que a nossa e, devido ao medo podem até pular as janelas. O projeto de lei (PL) é da primeira suplente do PMDB, Nadia Tasso Lima, que tomou nesta semana assumindo a cadeira de Antonio Cesar da Silva Laureano, licenciado por tempo indeterminado.

A pauta da próxima segunda-feira terá o PL 032/2017 em discussão. O artigo primeiro resume que fica proibida a utilização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com ruídos sonoros no município de Laguna. Parágrafo único. A proibição na qual se refere este artigo estende-se a todo o município em recintos fechados e ambiente aberto, em áreas públicas e locais privados.

O polêmico projeto já havia sido retirado de pauta em outra ocasião.

No barulho causado pelos fogos, alguns cães podem apresentar crises convulsivas, choques anafiláticos, paralisia de membros e até mesmo hemorragias.

Fonte: Notisul


Nota do Olhar Animal: O projeto não favorece apenas cães, como indica o título da matéria original. A proibição de fogos de artifício de efeito sonoro protege TODOS os animais, inclusive os humanos, contra os mais variados danos além das mortes causadas pelo pânico, como as mutilações, a alteração dos ciclos reprodutivos dos animais, a poluição do ambiente com metais pesados etc. Os efeitos do uso de fogos são criminosos, mas a prática pouca atenção tem recebido do Poder Público. Os fogos de efeito visual também causam danos e deveriam ser proibidos tal qual os sonoros.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *