Abandono de Animais: Denúncias podem chegar a 50 por semana em Limeira, SP

Abandono de Animais: Denúncias podem chegar a 50 por semana em Limeira, SP

Denúncias de animais abandonados em Limeira variam de 20 a 50 ocorrências por semana, segundo estimativas de entidades que atuam na proteção de animais na cidade. Os números, segundo representantes de instituições ouvidas pela Tribuna são baseados em telefonemas, e-mails e mensagens recebidas através das redes sociais.

Segundo a voluntária da ONG Alpa (Associação Limeirense de Proteção aos Animais), Larissa Maluf, são aproximadamente 20 casos de denúncias de abandonos recebidas pela entidade toda semana. “Abandono é o caso mais frequente. Dos animais que estão na rua, acredito que 90% são abandonados”, lamenta.

Voluntária fundadora do Projeto Bicharada, Silvana de Jesus Gonçalves conta que recebe, em média, entre 20 e 25 denúncias de abandono de animais toda semana. “Há casos em que chamamos a PM (Polícia Militar) e a GCM (Guarda Civil Municipal), acionamos o 156 (Bem-Estar Animal), mas nem todas as vezes, eles vão até o local”, afirma.

Já a voluntária do Projeto Anjos de 4 Patas, Amanda Kethley Silva diz que a entidade onde atua recebe, em média, 50 ocorrências do tipo semanalmente. “Como não temos condições de recolher estes animais, orientamos a pessoa a fazer uma denúncia no 156 (da prefeitura) e no Departamento de Bem-Estar Animal”, explica, lamentando o fato de muita gente confundir um animal de estimação com um brinquedo.

Em comum, todos citam que as medidas adotadas pelo Poder Público são falhas e que as leis para maus-tratos a animais são muitos brandas no país. “Dificilmente, a pessoa responde por isso”, cita Larissa.

Silvana diz ainda que a maioria das entidades atua com dinheiro do bolso dos voluntários e sem ajuda do Poder Público. “Infelizmente existe uma divisão entre as entidades na cidade”, lamenta.

FALHAS

O Bem-Estar Animal, departamento ligado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Prefeitura de Limeira, afirmou, em nota enviada pela Secretaria de Comunicação Social, que neste ano, até março, recebeu 89 denúncias de animais abandonados (cães e gatos) na cidade, o que dá uma média de 30 ocorrências mensais. No ano passado inteiro foram 295 denúncias do tipo.

Segundo o Bem-Estar Animal, neste ano, também até o final de março, tinham sido recolhidos 36 cães e 12 gatos. Já em 2016 foram 115 cães e 94 gatos recolhidos.

A nota explica ainda que nem todos os animais podem ser recolhidos pelo departamento e que, somente em casos onde o animal está sofrendo, está doente ou foi atropelado, por exemplo, é que ele é levado. Além disso, cada caso é analisado individualmente e que os casos citados acima são somente referentes a animais que foram abandonados e se enquadraram no item “3”, sem dar mais detalhes.

Por Danilo Janine 

 Fonte: Tribuna de Limeira 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *