Acervo digital do Instituto Nina Rosa é oferecido gratuitamente em site renovado

Acervo digital do Instituto Nina Rosa é oferecido gratuitamente em site renovado

Excelente notícia! Uma das mais conhecidas e respeitadas ONGs dedicadas à defesa dos animais no Brasil, o Instituto Nina Rosa (INR), um dos pioneiros na difusão da educação humanitária no país e que encerrou formalmente suas atividades em 2015, continua vivo. Muito vivo e contribuindo para a construção de um mundo mais justo e compassivo, especialmente para com os animais não humanos .

Nina Rosa
Nina Rosa

A fundadora da ONG, Nina Rosa Jacob, anunciou o lançamento de uma nova versão do site do INR, remodelado para disponibilizar GRATUITAMENTE todo o acervo digital dos materiais educativos produzidos nos 15 anos de atividade da instituição. O site contém também outras informações e indicações de interesse para a defesa dos animais, além de imagens e textos relacionados à história do INR. “Convido todos a acessar, a utilizar todo esse material e a divulgar essa disponibilidade gratuita a todos que se importam com os animais“, diz Nina Rosa em mensagem na página inicial do site reformulado.

A Carne é Fraca
Lançado em 2004, o vídeo ‘A Carne é Fraca’ foi um ‘divisor de águas’ para a conscientização e sensibilização sobre a exploração dos animais para consumo no país.

Os internautas têm acesso aos vídeos postados no canal do INR no Youtube, como também aos livros e outros materiais originalmente impressos e que agora podem ser baixados em formato PDF. Veja a lista de obras oferecidas no site http://www.institutoninarosa.org.br.

  • A Engrenagem
  • A Carne é Fraca
  • A Coragem de Fazer o Bem
  • Alternativas ao Uso de Animais Vivos na Educação – pela ciência responsável
  • Anjos Verdes
  • Aprendendo a Cuidar
  • Criando um Amigo
  • Então, Você Ama os Animais
  • Fulaninho, o Cão que Ninguém Queria
  • Não Matarás – os animais e os homens nos bastidores da ciência
  • O Gato como Ele é
  • O Poder e a Promessa da Educação Humanitária*
  • Olhar e Ver
  • Pense Nisso
  • Vegana
  • Vida de Cavalo, Burros e Jegues
  • Vozes do Silêncio – Cultura Científica: ideologia e alienação no discurso sobre vivissecção

Entre as obras listadas, apenas em um caso não foi permitido ao INR disponibilizar a versão digital gratuita, pois envolve questões de direitos comerciais de terceiros. Trata-se do livro ‘O Poder e a Promessa da Educação Humanitária’. Porém, é possível adquirir exemplares dele e de diversas outras obras do INR para quem preferir o material físico. São DVDs e livros que ainda podem ser comprados, mas agora diretamente da ativista Nina Rosa. Para isso, o interessado deve verificar na página da obra pretendida se o material não está esgotado e então entrar em contato pelo e-mail [email protected] solicitando informações sobre o custo do material e do frete.

Cartazes e folders criados pelo Instituto Nina Rosa para campanhas em defesa dos animais podem ser vistos em uma das páginas do site. Em outra, há indicações de livros e vídeos produzidos por terceiros, importantes para a educação e sensibilização em relação à questão animal.

Cartaz Magô

O site conta também com o depoimento de Nina Rosa sobre parte de sua trajetória e os motivos que a levaram ao ativismo pelos animais.

A página ‘Educação Humanitária’ expõe brevemente as ideias que nortearam as ações do Instituto durante sua existência.

Na seção ‘Memórias’ o internauta encontra parte da história do Instituto, contada por meio de vídeos, textos e fotos.

Já a sessão ‘Na imprensa’ dá acesso a entrevistas e reportagens relacionadas ao INR, a sua fundadora e aos materiais educativos.

As principais produções do INR já estão todas no site, mas Nina Rosa informa que outros materiais estão sendo preparados e digitalizados para inclusão nas seções ‘Cartazes e Folders’, ‘Na Imprensa’, ‘Memórias’ e ‘Outras Indicações’. É bom lembrar que as páginas do INR no Facebook (https://www.facebook.com/InstitutoNinaRosa/) e no Twitter (https://twitter.com/ninarosabrasil) continuam ativas e lá serão anunciadas futuras inclusões de conteúdo no site. Curta e siga!

E, finalmente, mais uma ótima notícia! Todo o material produzido pelo Instituto Nina Rosa (exceto o livro ‘O Poder e a Promessa da Educação Humanitária’) pode ser reproduzido livremente, desde que sem fins lucrativos.

Fonte: Olhar Animal

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.