Agendamento para castrar e microchipar animais na CCZ de Manaus (AM) passa a ser feito por telefone

A partir desta quarta (30), todos os serviços gratuitos do Centro de Zoonoses deverão ser agendados exclusivamente pelo 0800-280-8-280.

166
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira (30), o agendamento dos serviços gratuitos de castração cirúrgica e microchipagem de cães e gatos oferecidos pelo Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em Manaus, passará a ser feito exclusivamente por telefone, por meio do Disque-Saúde 0800-280-8-280, no horário de 8h às 17h, em dias úteis.

Com isso, deixa de existir a modalidade presencial nos pontos de atendimento. A execução dos procedimentos terá início já no dia seguinte, 1º de setembro. A medida, segundo o órgão, é resultado da reorganização do processo de trabalho do CCZ e visa agilizar o acesso dos tutores desses animais aos procedimentos.

“Essa mudança vai tornar o processo mais fácil e rápido para quem procura os serviços do CCZ. Com essa reestruturação, acabaremos com a necessidade de deslocamento até os locais onde são realizados os procedimentos e as filas que se formavam para fazer esse agendamento”, destacou o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi, reforçando que os serviços são gratuitos e contribuem para a redução de animais soltos nas ruas e, consequentemente, do número de casos de zoonoses.

A Semsa disponibiliza, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, serviço de castração e microchipagem em três pontos de atendimento, em zonas diferentes da cidade: na sede do CCZ, na Compensa, Zona Oeste; e nas duas unidades móveis nas zonas Leste e Norte. Só este ano já foram realizados 6.281 procedimentos de castração e microchipagem.

Com o Disque Saúde Semsa, a efetivação do agendamento se dará via sistema de informação, realizando o cadastro do proprietário e do animal. Para fazer o agendamento é necessário que o responsável/cuidador/tutor forneça as informações oficiais como número da carteira de identidade, CPF, endereço e informações do animal.

Será aceito no máximo um animal por cada ciclo de agendamento a cada 45 dias, obedecendo ao parâmetro de dez animais cadastrados por CPF. Todos os animais castrados pelo CCZ recebem a implantação do microchip de identificação do responsável pelo animal.

Agendamento assegurado

Na manhã de segunda-feira (28) muitas pessoas foram aos três postos de atendimento para agendar a castração porque ainda não sabiam da mudança. Por determinação do secretário da Semsa, Marcelo Magaldi, todos foram atendidos e foram inseridos no sistema, tendo seus agendamentos já programados. A partir desta terça já não há mais o atendimento presencial.

Fonte: A Crítica

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.