Agendamento para cirurgias de castração em Palmas (TO) começa nesta terça, 19 e segue até sexta

Agendamento para cirurgias de castração em Palmas (TO) começa nesta terça, 19 e segue até sexta

Começa nesta terça, 19, segue até sexta  22, o período de agendamento de novos procedimentos cirúrgicos para castração de cães e gatos no site http://caievs.palmas.to.gov.br/. A Secretaria da Saúde de Palmas por meio da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas, (UVCZ) realizará os procedimentos cirúrgicos durante todo o sábado, 23, e domingo, 24, no período da manhã. Ao todo, serão oferecidas 65 vagas para cães e gatos, machos e fêmeas.

De acordo com a gerente da UVCZ, Betânia Costa, o objetivo é atender um maior número de animais devido à quantidade de dias do mês de fevereiro e feriado de Carnaval no início de março. “O nosso intuito é ampliar o atendimento, devido uma menor quantidade de dias úteis que tivemos para atender a população. Lembrando que o agendamento é intransferível e deve ser realizado pelo proprietário do animal, sendo necessária a apresentação de documento de identificação pessoal com foto e a cópia do comprovante de agendamento na data da cirurgia”, reitera a gerente.

Requisitos

Para realização das cirurgias, o tutor deverá ter idade mínima de 18 anos, realizar o cadastro pessoal e, em seguida, o cadastro de seus animais. Após realizar o agendamento, as instruções sobre os procedimentos cirúrgicos e pré-operatórios e outras informações pertinentes serão encaminhadas para o e-mail cadastrado. É permitido agendar apenas um animal de cada sexo por CPF de cada tutor.

Em caso de agendamento para castração e não comparecimento, o usuário será bloqueado por seis meses para realização de novos agendamentos. Caso necessite cancelar o agendamento, o proprietário do animal deve entrar em contato com a UVCZ, até 48 horas antes da data e horário da marcado para o procedimento cirúrgico para não incidir no bloqueio.

A castração é indicada para cães e gatos, a partir dos seis meses de vida, que estejam em boas condições de saúde, não estando obeso, caquético ou anêmico. As fêmeas não devem estar no cio, prenhe ou amamentando na data da cirurgia, a fim de evitar riscos cirúrgicos. Cães serão submetidos ao exame de triagem para Leishmaniose Visceral Canina, sendo pré-requisito para o procedimento cirúrgico.

Vantagens

Entre as vantagens da castração, no caso das fêmeas elas deixam de apresentar a fase do cio, ficando mais dóceis, caseiras e livres dos riscos de doenças advindas da prenhez. Os machos ficam menos agressivos e com melhor comportamento. O tempo da cirurgia em machos é de aproximadamente 20 minutos e nas fêmeas de 40 minutos.

Fonte: Surgiu (com Assessoria de Comunicação)

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.