ALMG apura maus-tratos contra animais em Montes Claros, MG

ALMG apura maus-tratos contra animais em Montes Claros, MG
Comissão da ALMG vem a Montes Claros investigar denúncias de violência (Foto: Vitor Costa)

A Comissão Extraordinária de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza hoje, às 13h, uma audiência pública na Câmara Municipal de Montes Claros para esclarecer sobre a eutanásia e o descarte irregular de animais mortos, além de debater a implementação de políticas públicas de proteção animal nos municípios do Norte do Estado.

A vinda da Comissão para a cidade foi motivada por denúncias e postagens nas redes sociais. As ONGs protetoras de animais em atuação no município alegam que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) não disponibilizou resultados de exames positivos para leishmaniose canina e estaria praticando uma política para redução da população de cães. Aline Matos é membro da Associação Justo Olhar e foi dela o vídeo que mostra cães mortos sendo descartados de formar irregular pelo CCZ.

“Existe um descaso do poder público com a problemática da superlotação de cães e gatos no município. Se eles trabalhassem com o controle populacional, teríamos uma melhora nos índices de leishmaniose e pessoas adoeceriam menos”, diz.

De janeiro a junho deste ano foram registrados 196 atendimentos de casos de Leishmaniose Visceral, segundo dados do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), referência no tratamento na região. O crescimento foi de 71,9%, se comparado ao mesmo período de 2016.

Fonte: O Norte de Minas

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.