Amazon multada por vender foie gras de aves alimentadas à força na Califórnia, EUA

Amazon multada por vender foie gras de aves alimentadas à força na Califórnia, EUA

Desde 2004, o estado da Califórnia tem, com muitos trancos e barrancos ao longo do caminho, proibido efetivamente a venda de foie gras (patê de fígado de pato e gansos) se a ave de origem tiver sido alimentada à força para aumentar o fígado “além do tamanho normal”. Após a decisão de um tribunal distrital, houve um breve episódio em 2015 em que o foie gras apareceu nos menus da Califórnia novamente, mas essa decisão foi anulada. A página Eater tem um cronograma abrangente da saga, se você estiver interessado.

Durante anos, no entanto, a Amazon vendeu foie gras na Califórnia, e a página Reuters informou que a empresa concordou em pagar US$ 100 mil em multas e interromper a prática após uma ação judicial. Os promotores dos condados de Los Angeles, Monterey e Santa Clara processaram a varejista online, alegando que a venda de foie gras violava a lei de 2004 e que o processo pelo qual tubos de metal são inseridos diretamente nos estômagos das aves para bombeá-los com alimentos, o que aumenta seus fígados, constitui crueldade animal.

Amazon multada por vender foie gras de aves alimentadas à força na Califórnia, EUA
Foto: Kondor83 (iStock)

Por um lado, isso soa muito desagradável, se não completamente cruel. Por outro lado, muitas criações industriais usam métodos que aumentam artificialmente os animais além de seus pesos normais, os mantêm em condições lotadas e desagradáveis e manipulam seus ciclos reprodutivos. Uma prática é mais ou menos cruel que outra? Talvez seja mais fácil marcar o limite no foie gras, afinal, quem come foie gras regularmente? Recusar-se a comer um alimento caro que você encontra em um restaurante duas vezes ao ano é uma atitude mais justa a ser tomada do que cortar totalmente a carne industrializada de sua dieta. E há produtores que dizem que seu foie gras é criado sem alimentação forçada. J.Jenji Lopez-Alt, do Serious Eats, escreveu sobre uma visita a um produtor de foie gras em Hudson Valley, Nova York, onde descobriu que os patos “pareciam viver vidas perfeitamente confortáveis”.

Então, comentadores, ficamos curiosos: De que lado você está da proibição do foie gras? Os produtores de foie gras pediram à Suprema Corte que retomasse esta questão (não que estivéssemos ansiosos por isso) e, enquanto isso, gostaríamos de saber como você se sente sobre a prática de ingerir fígado gorduroso, caro e possivelmente cruel. Deixe-nos seus pensamentos, preocupações, perguntas e dizeres nos comentários.

Por Kate Bernot / Tradução de Ana Carolina Figueiredo

Fonte: The Takeout


Nota do Olhar Animal: A forma como os animais são tratados durante os processos de exploração são um terrível agravante em relação à questão principal, que é a exploração em si e o destino invariável destes animais: o abate. A produção de foie gras é particularmente cruel, mas mesmo que o fígado doente de aves fosse obtido de outra forma, todos os animais são mortos, violando-se assim seu interesse mais básico, que é o de viver.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.