Animais desaparecidos durante queima de fogos são procurados pela internet

2151
Animais desaparecidos durante queima de fogos são procurados pela internet
Foto: Reprodução/Jornal TV

Após a festa de final de ano e a queima de fogos de artifícios na virada para 2017, alguns donos de animais começaram a enfrentar um verdadeiro drama com os animais de estimação que fugiram assustados. Alguns foram encontrados, mas a maioria continua desaparecido.

Para tentar encontrar o animal de estimação, muitas pessoas têm recorrido às redes sociais e encontrado uma verdadeira corrente de solidariedade. As postagens geram centenas de compartilhamentos e a propagação da informação aproxima cada vez mais o animal do dono. O caminho também é usado pelas pessoas que encontraram um “pet” e querem devolver.

Confira algumas postagens e veja como ajudar

Cuidados com os fogos de artifícios

Quem tem um animal de estimação precisa redobrar a atenção nesse período de final de ano, devido à casa cheia e ao barulho dos fogos de artifícios. Para a veterinária comportamental Aina Bosch e o veterinário Nicholas Novack, é importante que o animal fique em um ambiente em que ele se sinta seguro, que não tenha riscos e, de preferência, sempre com alguém por perto.

Para a treinadora e veterinária comportamental, Aina Bosch, é possível fazer com que os animais não tenham medo de fogos de artifício, mas é um processo longo e é mais eficaz quando iniciado com o bichinho ainda filhote. Ela ensina que o animal precisa se habituar ao barulho e associá-lo a algo positivo. “O dono pode gravar o som de fogos de artifícios e vai treinando o bichinho. Começa com o volume baixo; quando passar o barulho, faz festa e dá um biscoitinho/bifinho ao animal. Aos poucos, vai aumentando o volume. Sempre seguido de brincadeira e comidinha. Até chegar a um volume alto e o animal se habituar”.

Fonte: TV Jornal 

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.