Animais em situação de maus-tratos são resgatados em Marília, SP

Animais em situação de maus-tratos são resgatados em Marília, SP
Casa na zona norte abrigava 14 coelhos, alguns doentes, com pouco alimento e sem água (Foto: Reprodução / TV TEM)

Agentes do setor de Zoonoses e Polícia Militar foram acionados nesta segunda-feira (11) para uma fiscalização de emergência em uma casa na zona norte de Marília (SP), no Bairro Palmital. A denúncia era de que o local abrigava diversos animais em situação de maus-tratos, com falta de alimento e água, e em meio a muita sujeira.

A situação foi considerada preocupante pelas autoridades porque a casa fica na região da cidade com maior índice de casos de leishmaniose. Na ação, que contou com apoio de funcionários de uma ONG de proteção animal, agentes encontraram animais em situação de abandono.

O pedreiro João Aparecido da Silva, o dono da casa, que é alugada, chegou durante a fiscalização e explicou que planejava fazer a limpeza, mas estaria sem tempo para isso. Os animais foram levados para uma chácara e serão acompanhados pela ONG e pela polícia.

Além de um cão, 14 coelhos e diversas galinhas dividiam o mesmo ambiente. De acordo com a Secretaria da Saúde de Marília, é proibida a criação de galinhas na área urbana.
Segundo Fábio Cabral, funcionário da ONG, os animais estavam em situação precária, em meio a muita sujeira, com pouca alimentação e sem água. Além disso, havia coelhos doentes.

A região norte de Marília está em alerta desde o ano passado por causa dos casos de leishmaniose. Em 2016, dez pessoas contraíram a doença que tem o cachorro como hospedeiro. Neste ano, já são 12 casos, o último deles confirmado nesta segunda-feira, no Bairro Jânio Quadros.

“O acúmulo de fezes de animais, restos de folhas e sujeira é um chamariz pro mosquito transmissor da leishmaniose. Aqui poderia facilmente virar um foco da doença, com algum animal contaminado oferecendo risco para a população”, explica Ticiana Donatti dos Reis, coordenadora da Zoonoses.

Criação de galinhas é área urbana é proibida na cidade de Marília (Foto: Reprodução / TV TEM)
Criação de galinhas é área urbana é proibida na cidade de Marília (Foto: Reprodução / TV TEM)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *