Animais marinhos são encontrados mortos em praias da Grande Aracaju

Animais marinhos são encontrados mortos em praias da Grande Aracaju
Animais marinhos são encontrados mortos em praias da Grande Aracaju (Foto: Fundação Mamíferos Aquáticos)

Durante os dois primeiros dias de Carnaval, o sábado, 2, e este domingo, 3, foram encontradas mortos cinco animais marinhos nas praias da região metropolitana da capital. Na costa litorânea, houve o registro das mortes de dois botos-cinza e três tartarugas da espécie oliva.

Os animais foram encontrados nas praias da Atalaia, na zona sul de Aracaju, e do Jatobá, na Barra dos Coqueiros. Todos estavam já em estado considerável de decomposição, e isso dificulta que especialistas da vida marinha precisem as causas da morte.

Entretanto, para a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), os casos podem estar relacionados à pesca de arrasto no mar sergipano. É o que diz o médico veterinário e coordenador de monitoramento de praias da FMA, Jonathas dos Santos. “Estavam em idade adulta e situação corporal boa, então possivelmente foi isso. Os botos-cinza são residentes da costa e dos estuários. Não é comum encontra-los mortos. Precisamos identificar o que está acontecendo. Dos que morreram no sábado, podemos afirmar que foi por conta da interação com rede de pesca, por causa das marcas no corpo”, explicou.

A morte de tartarugas-oliva em Sergipe é recorrente. O Portal Infonet mostra constantemente os balanços divulgados pelas instituições de preservação da vida marinha a elevada mortandade da espécie.

Caso encontre com estes os animais, o veterinário orienta que a população evite tocá-los. “As pessoas nunca devem manusear, estejam vivos ou mortos, porque não sabemos que tipo de doenças eles poderão transmitir na hora”, alertou.

A FMA pode ser acionada pelos seguintes contatos:

0800 079 3434 (Ocorrências em Sergipe-Bahia)
0800 082 3434 (Ocorrências em Alagoas)
79 99164-0707 (também disponível em WhatsApp)

Por Victor Siqueira

Fonte: Infonet

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.