APAMA vai fazer manifestação cobrando implantação de CCZ em Parauapebas, PA

APAMA vai fazer manifestação cobrando implantação de CCZ em Parauapebas, PA

Na última sexta-feira, dia 25, Parauapebas teve mais um caso confirmado de Leishmaniose visceral em um cão. Diante da gravidade da doença, que se alastra na cidade, a ONG APAMA, que cuida de animais abandonados, vai realizar amanhã, terça-feira (29), uma manifestação pacífica durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) cobrando dos vereadores empenho para que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que está com o projeto parado desde o governo passado, saia do papel.

Segundo a entidade, que faz o resgate e promove a adoção de animais sem lar, Parauapebas necessita com urgência de um CCZ para fazer o controle responsável da população de animais que hoje vivem nas ruas de Parauapebas e estão expostos a doenças, como a Leishmaniose, sem contar os riscos de provocarem acidentes, como aconteceu recentemente, quando uma caminhonete colidiu com um jumento, provocando a morte do animal na Rodovia PA-160, na área urbana da cidade.

A manifestação está marcada para as 9 horas e entidade está convocando a população a se juntar a causa, devido à gravidade de zoonoses como raiva e Leishmaniose. No caso da Leishmaniose, a APAMA reforça que não são os cachorros os transmissores da doença. “Os pobres animais não têm culpa e são apenas hospedeiros, assim como os seres humanos. A doença é transmitida pela picada do mosquito palha infectado”, esclarece a entidade.

O cão diagnosticado com a doença segue internado em uma clínica parceira da ONG.

Por Tina Santos

Fonte: Correio de Carajás

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *