Após 15 dias em tratamento, golfinho é solto em praia de Ubatuba, SP

Após 15 dias em tratamento, golfinho é solto em praia de Ubatuba, SP
Animal foi solto nesta segunda-feira, na Praia do Perequê-Açu (Foto: Divulgação/Instituto Argonauta)

O Instituto Argonauta realizou nesta segunda-feira (23), pela primeira vez, a soltura de um golfinho da espécie Steno bredanensis, popularmente conhecido como golfinho-de-dentes-rugosos, na Praia do Perequê-Açu, em Ubatuba, no Litoral Norte. O animal, que esteve em tratamento na Base de Reabilitação da ONG, recebeu cuidados e medicamentos da equipe veterinária por cerca de 15 dias, antes de ser reinserido à natureza.

Oceanógrafo e presidente do instituto, Hugo Gallo Neto comemorou o desfecho do caso e parabenizou a equipe pelos esforços empregados durante a recuperação do animal.

“É muito gratificante ver a dedicação de toda a equipe envolvida e comprometida em devolver o animal ao ambiente natural. Golfinhos são animais extremamente complexos, o que torna a recuperação ainda mais especial”.

No caso específico deste animal, de acordo com o Instituto Argonauta, foi preciso contar com o reforço de especialistas e equipamentos vindos de São Paulo, como o caso dos exames de raio-X, que foram imprescindíveis para a realização do diagnóstico do animal.“Chegamos ao diagnóstico da pneumonia, graças aos exames realizados pela equipe vinda de São Paulo”, conta o oceanógrafo.

Esse foi o primeiro caso de reabilitação de golfinho desta espécie (Foto: Divulgação/Instituto Argonauta)
Esse foi o primeiro caso de reabilitação de golfinho desta espécie (Foto: Divulgação/Instituto Argonauta)

Além do trabalho de resgate, reabilitação e soltura, o Instituto Argonauta executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP – BS), no Litoral Norte de São Paulo.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos.

O projeto é conduzido pelo Ibama, coordenado pela UNIVALI e executado pelo Instituto Argonauta no litoral norte do estado de SP.

Fonte: A Tribuna

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *