Após 5 dias de zelo, lobo-marinho deixa Guaratuba, PR

Após 5 dias de zelo, lobo-marinho deixa Guaratuba, PR

Após cinco dias de estadia, e antes da invasão de turistas para o feriado, pouco depois do meio-dia desta quarta-feira (6), o lobo-marinho deixou a Praia Central de Guaratuba e retomou sua jornada.

Apesar de alguns percalços e incompreensões, a cidade cumpriu seu papel de protegê-lo.

Desde sexta-feira (1º) ele foi acompanhado pela equipe do Programa de Monitoramento das Praias (PMP-BS) do Centro de Estudos do Mar da UFPR, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e pela Polícia Ambiental. Foram feitos exames por veterinários do PMP-BS e constatado que o animal estava saudável.

A praia, a calçada e até a rua em frente ao local onde descansava foi isolada pela Prefeitura, que também desligou a luz do poste mais próximo para não perturbar o sono do lobo-marinho. Nos últimos dias, foi organizada uma escala de voluntários para zelar pelo animal durante as madrugadas

O animal que visitou Guaratuba é um lobo-marinho de peito branco (Arctocephalus tropicalis), espécie subantártica, que vive nas ilhas do norte da Antártica e do extremo sul da América do Sul e também da África.

O vídeo acima é do site Nosso Litoral, cujo repórter fotográfico e cinematográfico, que não gosta de aparecer nem ter o nome divulgado, ficou de plantão durante dias e noites. Conseguiu as melhores imagens e ainda zelou pelo bem-estar do visitante.

Fonte: Correio do Litoral

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *