Após denúncia, polícia resgata do tráfico de animais filhotes de papagaio escondidos até em balde em MS

Após denúncia, polícia resgata do tráfico de animais filhotes de papagaio escondidos até em balde em MS

Após receber uma denúncia anônima, equipes da Polícia Militar (8º BPM) e Polícia Militar Ambiental (PMA) resgataram na noite desta terça-feira (11), 47 filhotes de papagaio que haviam sido capturados ilegalmente na natureza e que estavam sendo mantidos dentro de caixas de papelão e até de um balde, na casa de um suspeito de tráfico de animais no município de Novo Horizonte do Sul, a 320 quilômetros de Campo Grande.

No imóvel, os policiais encontraram somente um adolescente de 14 anos, que revelou que os animais, com idades entre 10 e 40 dias, tinham sido capturados e estavam sendo guardados pelo seu pai e que não sabia do paradeiro dele.

Os animais estavam em um quarto da casa. Uma parte estava em três caixas de papelão e a outra dentro de um balde, que estavam dentro de um guarda-roupa e embaixo de uma cama.
Segundo os policiais, a condição em que os filhotes estavam causava dor e sofrimento a eles, evidenciando também maus-tratos, por parte do traficante de animais.

Mesmo não sendo localizado, o homem que capturou os papagaios foi multado administrativamente em R$ 500 por ave capturada e no mesmo valor por cada filhote submetido aos maus-tratos, totalizando uma sanção total de R$ 47 mil. Ele também vai responder na Polícia Civil pelos crime ambientais praticados.

O suspeito de tráfico de animais, conforme a Polícia Militar, já foi, inclusive, preso outras vezes pelo mesmo crime.

As aves foram apreendidas e encaminhadas para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.

Por Anderson Viegas

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.