Após pedidos, prefeitura de Rio Branco reduz em 30% barulho de fogos de artifício durante réveillon — Foto: Caio Fulgêncio/G1

Após pedidos, prefeitura de Rio Branco (AC) reduz em 30% barulho de fogos de artifício durante Réveillon

Após vários pedidos de entidades e pessoas ligadas à proteção de animais, a Prefeitura de Rio Branco vai reduzir em 30% o barulho durante o show de fogos de artifício no réveillon da Gameleira, no Segundo Distrito da capital acreana. Conforme a prefeita Socorro Neri, como o edital e a licitação já estavam concluídos, só foi possível fazer essa redução.

O evento deve iniciar às 20h, na segunda-feira (31), e terminar 1h de terça (1). Para animar a festa, vai ter show do cantor Álamo Kário e do grupo “Ferdiney Rios convida Sandra Melo”. A primeira apresentação está marcada para às 21h e a segunda a partir das 22h.

Em coletiva, nesta quinta-feira (27), sobre a programação da festa de final de ano, a prefeita disse que combinou com os organizadores essa redução do barulho. Com o tema Réveillon da Paz, a organização deve investir aproximadamente R$ 100 mil na festa e o show de fogos deve durar entre 10 e 15 minutos.

“Houve sugestões de pessoas ligadas à proteção de animais, que a prefeitura também tomasse medida que outras capitais estão tomando, de fazer uma queima de fogos com menos barulho ou sem barulho. No nosso caso, como o edital já estava concluído, o que nós conseguimos fazer nesse momento, foi a redução de 30%”, disse a prefeita.

O presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Sérgio de Carvalho, garantiu que mesmo com pouco menos de barulho, o show de fogos será bonito. Segundo ele, o combinado foi reduzir em 30% o número de bombas e rojões e aumentar o show pirotécnico que emite cor e luz, mas que não produz barulho excessivo.

“Foram feitos vários pedidos para a diminuição do barulho. Esse é um modelo que vem acontecendo em diversas capitais justamente por conta de idosos, crianças e, principalmente, de animais que sofrem muito com essas bombas. Na prática, conseguimos reduzir o número de rojões e bombas e aumentar a pirotecnia com luzes”, afirmou Carvalho.

Trânsito e transporte coletivo

Os motoristas que foram para o Segundo Distrito de Rio Branco precisam ficar atentos às mudanças no trânsito. O diretor da Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), Gabriel Forneck, informou que a Ponte Juscelino Kubitschek vai estar fechada a partir de 12h do dia 31 de dezembro.

Além da rotatória da igreja católica Imaculada Conceição, próximo á Gameleira. O trânsito vai estar aberto pela Via Verde e Amadeu Barbosa.

Com relação ao transporte coletivo, o diretor informou que os ônibus vão funcionar normalmente até as 23h30 do dia 31 de dezembro.

“Posteriormente estamos organizando com os táxis, motoristas de aplicativos e mototáxis para que eles possam oferecer o maior número de veículos para que as pessoas possam voltar para suas casas com tranquilidade. Além disso, contamos com o apoio do Batalhão de Transito e do Detran”, disse Forneck.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.