Aprovada lei que proíbe utilização de veículos com tração animal em Pato Branco, PR

292
Aprovada lei que proíbe utilização de veículos com tração animal em Pato Branco, PR

Foi de forma unânime, em segunda discussão e votação, que a Câmara Municipal de Pato Branco aprovou a proibição de veículos de tração animal em vias públicas urbanas no Município. O projeto de lei nº 87/2017 é de autoria dos vereadores Carlinho Polazzo (PROS), Rodrigo Correia (PSC), Marco Pozza (PSD), Joecir Bernardi (SD) e Moacir Dalchiavan (PP).

Com a aprovação do projeto, fica proibida a utilização de qualquer veículo de tração animal como carroças, charretes e outros meios de transporte similares, utilizados para cargas. O descumprimento da lei acarretará no recolhimento do animal e multa para o tutor. O valor arrecadado será destinado para o custeio do sistema de proteção aos animais.

O projeto tem como objetivo culminar com o fim dos maus tratos e sofrimentos dos animais, que em sua grande maioria acabam sendo utilizados para puxar as carroças e similares com cargas muito maiores do que as suportáveis, o que acaba ocasionando severos danos à saúde dos animais.

Os vereadores pontuaram que a lei está pautada em três pontos fundamentais: a proteção aos animais, a locomoção e a manutenção de um trânsito seguro. “O projeto de lei protege os animais contra os maus tratos e a exploração, dá mais segurança à mobilidade urbana, bem como reflete-se em uma importante ação de cidadania”, afirmaram.

Fonte: PatoBranco.com

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.