Arara-canindé é resgatada após ‘passear’ em prédios do DF

Uma arara-canindé adulta foi resgatada depois de “passear” por dois condomínios no último domingo (27) na Asa Norte, em Brasília. Segundo a administradora de um dos edifícios, a ave tinha uma asa machucada e foi acolhida por moradora antes de ser resgatada por policiais do batalhão ambiental. Não há informações sobre como o bicho surgiu no local.

O animal foi flagrado pousado sobre uma cerca do condomínio Montreal, localizado na quadra 716 norte. Moradores então avisaram a Polícia Militar Ambiental. Enquanto os militares não chegaram, uma moradora do condomínio chamou vizinhos e garantiram que o animal ferido não fugisse. O grupo usou lençóis para cercar a ave e embrulhá-la antes de ser acolhida na residência da moradora.

Segundo a subsíndica do edifício Montreal, Maria Pereira, a moradora chamava o animal silvestre “como se cuidasse de um bebê”. “Ela dizia ‘vem aqui com a mamãe’ e foi chegando aos poucos, com muito cuidado, para encobrir a arara. Depois ela levou para casa, até que os policiais chegaram.”

Arara Canindé é resgatada por moradores de condomínio da Asa Norte, em Brasília, neste domingo (27)
Arara Canindé é resgatada por moradores de condomínio da Asa Norte, em Brasília, neste domingo (27)

O animal chegou a voar para um condomínio vizinho e a moradora insistiu no resgate. Ela só conseguiu fazer a busca depois de uma hora de insistência. O animal foi levado pelos militares ao Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde segue sob tratamento.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.