Arroz trufado

670
Arroz trufado

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de arroz
  • 3 a 4 xícara de chá de água
  • 1 pitada de Sal
  • Óleo, para fritar

Preparação

Cozinhe o arroz, com uma pitada de sal, durante 20 a 22 minutos. Não estranhe a quantidade de água. Deve-se cozinhar o arroz em água abundante para que este não grude.

Depois de cozido, escorra, e depois espalhe-o numa forma, previamente forrada com papel vegetal. Espalhe muito bem, separando o mais possível os grãos de arroz, de forma a facilitar o processo de secagem.

Leve ao forno, a 100ºC, por cerca de 3 horas, até que o arroz esteja completamente seco e sem vestígios de humidade. Durante este tempo, você deve ir mexendo o arroz para que este se solte e para que seque de forma uniforme.

Quando estiver completamente seco, retire do forno, e com as mãos separe todos os grãos de arroz, esfregando os grãos entre a palma da mão.

Aqueça óleo numa frigideira wok, ou outra que seja funda, e quando estiver bem quente frite pequenas porções de arroz. Para este processo o recomendável é usar um passador de rede, e colocar um pouco de arroz lá dentro e depois mergulhar no óleo bem quente.

Deixe fritar alguns segundos, só até que todos os grãos estejam tufados (é mesmo só alguns segundos!). Retire o passador, sacuda-o bem mas com cuidado para retirar o excesso de óleo, e coloque o arroz numa forma forrada com papel de cozinha.

Repita a operação até acabar o arroz.

Agora é só deliciar-se com estas pipocas de arroz bem estaladiças! Se não consumir de imediato, reserve num recipiente hermeticamente fechado.

Fonte: Universo dos Alimentos

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Compartilhar