O presidente da Associação de Proteção Animal e ambiental de Patos de Minas – ASPAA, acusou nesta terça-feira (06) o município de omissão quanto aos serviços sanitários que são de responsabilidade do poder público e que vem gerando sobrecarga para a ONG. Ricardo Rodrigues pede providências na contratação de um médico veterinário para o centro de controle de zoonoses.
Os voluntários da ASPAA reclamam que estão sendo obrigados a desenvolvendo trabalhos que seriam na verdade de responsabilidade do município . Ainda conforme Ricardo Rodrigues, na última semana foi necessário realizar pelo menos três eutanásias, e os custos foram pagos pela ONG que gasta em média R$ 6 mil mensais com médico veterinário. Para o presidente este tipo de procedimento deveria ser feito pelo veterinário do Centro de Controle de Zoonoses.
A informação repassada a nossa reportagem pelo secretário municipal de saúde, José Henrique Nunes Borges, a situação é temporária, afirmando que a prefeitura junto ao setor de saúde já está realizando todos os tramites para a contratação de um novo profissional. Sobre a possibilidade de reforma ou ampliação do canil municipal, que ajudaria a desafogar a ASPAA, o secretário disse que não existe esta intenção, ressaltando que a responsabilidade do município é de apenas cuidar dos animais doentes e devolve-los para as ruas.
Fonte: Patos Já