'Assusta animais': prefeito de Campo Grande (MS) veta fogos de artifícios em eventos do município

‘Assusta animais’: prefeito de Campo Grande (MS) veta fogos de artifício em eventos do município

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), afirmou, nesta terça-feira (dia 9), que vai proibir fogos de artifício em eventos promovidos pelo município. Um decreto sobre o assunto será publicado na próxima semana, segundo o prefeito.

“Não quero fogos, assusta os animais. Já mandei fazer um decreto, em qualquer festividade e inauguração da prefeitura, proibido fogos de artifício”. Segundo o chefe do Executivo municipal há estudos científicos que comprovam que o barulho causa danos aos animais.

Ele afirmou, ainda, que “vai ver como pode estender” tal proibição, já que o decreto que será publicado é especificamente sobre eventos que a Prefeitura de Campo Grande promover, como inaugurações e outras festividades públicas.

Um dos impedimentos em estender para eventos privados é legislação federal que trata sobre livre iniciativa privada. O assunto está em discussão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que já promoveu audiência e prepara um projeto de lei a respeito do assunto.

Marquinhos disse que a determinação sobre os fogos em eventos do município já foi dada. Após o feriado, o documento deve ser publicado.

Contudo, o chefe do Executivo municipal já determinou que não haja queima de fogos na inauguração do monumento da Maria Fumaça, na Orla Ferroviária, que ocorre amanhã (dia 10).

Por Mayara Bueno

Fonte: Campo Grande News

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.