SP Aviacao movel animais H

Atendimento móvel a animais ocorre a partir de hoje na Aviação, em Praia Grande, SP

No equipamento serão realizadas castrações de cães e gatos.

SP Aviacao movel animais

O bairro da Aviação, em Praia Grande, recebe por duas semanas, a partir desta quarta-feira (16), a Unidade Móvel de Atendimento à Saúde Animal (Umasa). Neste período, serão realizadas castrações de cães e gatos que já estão previamente agendadas. A iniciativa faz parte do Projeto Bicharada, desenvolvido pela Coordenadoria de Proteção à Vida Animal da Secretaria de Saúde Pública (Sesap).

A Unidade Móvel foi montada em três contêineres (dois com 2,30 metros de largura por 6 metros de comprimento e um com 2,30 por 12 metros), divididos em quatro módulos. A área total do equipamento é de cerca de 50 metros quadrados.

O primeiro módulo é destinado ao pré-atendimento cirúrgico, com serviços como anestesia e assepsia. O Centro Cirúrgico fica no segundo módulo. Este espaço conta com três mesas cirúrgicas para atendimentos simultâneos, bancada de apoio, materiais e aparelhos. O terceiro módulo comporta a área de recuperação pós-cirurgia. O último módulo funciona como sala de espera para os donos dos bichinhos e também abriga palestras e ações de conscientização sobre temas como, por exemplo, posse responsável de animais e combate à dengue. Os quatro ambientes são totalmente climatizados.

Existem ainda duas tendas acopladas na parte externa. Cada uma possui 12 metros quadrados. Os espaços também são destinados para auxiliar nos atendimentos dos proprietários dos cães e gatos.

O equipamento prestará este tipo de atendimento de forma itinerante em todas as regiões da Cidade. As castrações são agendadas pelos agentes comunitários, que visitam as residências efetuando um cadastramento prévio. Informações também podem ser obtidas nas Usafas. A UMASA ficará 15 dias em cada bairro. Recentemente, a UMASA realizou 306 castrações no Bairro Guaramar.

Fonte: A Tribuna

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.