MG bh 1v12o4fisa 3pq1damjb0 file thumb

Ativistas protestam na porta de churrascaria em BH contra o abate de animais

Grupo questiona tortura de bovinos e gasto de água na produção de carnes.

Por Enzo Menezes

MG bh 1v12o4fisa 3pq1damjb0 file

Um grupo de defesa dos animais se reuniu na porta de uma tradicional churrascaria no bairro União, na região nordeste de Belo Horizonte, neste domingo (25), para protestar contra o abate de bovinos, suínos, aves e peixes para consumo humano.

Os ativistas chamaram a atenção dos consumidores para a exploração dos bezerros machos que dão origem ao corte “baby beef”. Os animais são confinados desde o dia em que nascem em gaiolas escuras, nas quais não conseguem se movimentar, até serem mortos com quatro meses de idade.

Com faixas e palavras de ordem, o grupo pede a conscientização das pessoas para reduzir o consumo de carne. Por sinal, em tempos de crise de abastecimento, os ativistas lembram que a pecuária é responsável por cerca de 30% do uso da água distribuída pelas companhias de saneamento.

Gabriela Vasconcelos, que ajudou a organizar a ação, afirma que os produtores de carne tratam os animais como se não fossem seres vivos.

— É uma ação pacífica de conscientização. Queremos passar informações sobre como é a produção, mostrar a crueldade por trás daquela comida. A carne de vitela é um absurdo, uma maldade e covardia com os bezerros. Eles confinam, maltratam e torturam os animais até a morte. Não há abate humanitário. Bife não dá em arvore. É uma produção é muito cruel.

A administração da churrascaria não se pronunciou sobre o protesto.

Fonte: R7 

Nota do Olhar Animal: Que protestos deste tipo se disseminem por todo o país, pois sem dúvida são uma importante ação de conscientização. Uma correção: a carne obtida da exploração de bezerros machos (os vitelos, descartados da indústria do leite) é a VITELA, resultante de um dos mais cruéis processos da indústria da morte. Sobre o tema, recomendamos a leitura do artigo de Sônia T. Felipe intitulado ‘O sofrimento das vacas e vitelos‘. O ‘baby beef’ não é obtido de bezerros, é um corte do miolo da alcatra subtraída de animais adultos e também conhecido por ‘coração’ ou ‘medalhão’ da alcatra. 

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.