UK elefantes brosnan 3138694b thumb

Ator Pierce Brosnan entra na discussão sobre os elefantes no Zimbábue

Estrela do filme 007 convoca fãs para escrever ao Ministro do Meio Ambiente do Zimbábue sobre a exportação de elefantes para os Emirados Árabes.

Por Aislinn Laing / Tradução de José Eduardo Droghetti Haddad

UK elefantes brosnan 3138694b

O ator norte-americano Pierce Brosnan convocou seus fãs para protestar contra a exportação planejada de elefantes selvagens do Zimbábue para os Emirados Árabes e China.

Brosnan, um conhecido ativista dos direitos animais, disse que estava “profundamente triste” ao ler sobre a “terrível história” de 36 elefantes filhotes que foram tirados de suas mães e aguardavam o carregamento “para os Emirados e, possivelmente, China”.

O ator, que interpretou James Bond em 007, postou um link em sua página do Facebook para a reportagem do jornal Telegraph e pediu aos seus seguidores que escrevessem ao governo do Zimbábue protestando.

“Nós precisamos de ajuda, de vozes para proteger esses bebês e acabar com essa remessa de carregamento de vidas selvagens,” escreveu. “Por favor, contatem o Ministro do Meio Ambiente do Zimbábue, Saviour Kasukuwere, e peçam que ele liberte imediatamente esses animais majestosos e ameaçados.”

Brosnan ainda compartilhou as contas do ministro no Twitter e Facebook com a hastag #ZimbabweElephants.

Kasukuwere admitiu ao Telegraph , no início do mês, que elefantes estavam sendo agrupados no Parque Nacional Hwange, oeste do país sul-africano. A Zimbabwe Conservation Task Force (Força Tarefa de Conservação Zimabuana, em tradução livre) disse que visitantes testemunharam a captura de jovens elefantes por helicópteros e equipes terrestres do governo, que os juntou com uma corda depois de separá-los de suas mães, disparando tiros acima das cabeças da manada.

O Telegraph obteu fotografias de um número de elefantes presos em cercados de madeira em um local em Hwange, administrado pelas autoridades do parque.

Kasukuwere disse que era normal os animais selvagens serem capturados na maior reserva de caça e exportados “de vez em quando”. Mas negou as informações de que os animais seriam destinados aos zoológicos chineses, afirmando que iriam para os Emirados Árabes. “Nós enviamos nossos veterinários para analisar as condições antes”.

No ano passado, grupos de defesa dos animais resgataram cinco jovens elefantes separados de suas mães no noroeste do Zimbábue. No mesmo ano, três bebês foram enviados à China. Eles sobreviveram a viagem, mas um morreu logo depois e os outros dois apresentam más condições de saúde.

Elefantes vivem em grupos e seus bebês são totalmente dependentes do leite de suas mães até os cinco anos de idade, pelo menos.

Fonte: Telegraph

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.