Atraso em licitação deixou gatos sem comida no Centro de Controle de Zoonoses de SP

Atraso em licitação deixou gatos sem comida no Centro de Controle de Zoonoses de SP
Fotos: Divulgação

Gatos e cachorros do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de São Paulo estão comendo ração graças a vaquinhas feitas por funcionários e voluntários protetores de animais. Segundo denúncia feitas por defensores de animais a situação ocorre há pelo menos um mês. No local, estão abrigados 108 gatos e 152 cães.

O BuzzFeed teve acesso a recibos de compra de ração feita ainda nesta sexta (25) por alguns voluntários para dar aos filhotes de gatos. A prefeitura confirmou que houve atraso no processo de compra da ração, mas que a situação será normalizada na segunda (28).

“Nos disseram que o problema era uma licitação. Os animais estão sem alimentação e cada um, voluntário ou funcionário, dá um saco de ração ou dá o dinheiro para comprar”, disse ao BuzzFeed a voluntária Andreia Freitas, que denunciou o caso pelo Twitter.

Protesto na prefeitura

Como forma de pressionar a prefeitura a resolver a situação, Andreia e outros voluntários estão organizando uma campanha de arrecadação, mas o ponto de recebimento dos alimentos será justamente a porta da prefeitura de São Paulo. A ideia é começar a arrecadação na segunda (28). Os voluntários ameaçam também fazer um protesto no domingo, durante um evento de cães e gatos no Pacaembu.

No dia 14, o prefeito João Doria (PSDB) lançou o programa de vacinação e cuidados com os animais de estimação deste ano, o SP Animal. O evento ocorreria na semana passada, mas foi adiado por causa do mau tempo e está previsto para este domingo. Entre as atividades oferecidas, estão a vacinação e o fornecimento gratuito de chip para animais registrados por seus donos.

“Os bichos estão passando fome. A gente que é protetor é que tem de tirar dinheiro do bolso para ajudar”, disse a empresária Mariana Aidar, que também contou que ajuda nas vaquinhas de ração.

A gerente do CCZ, Rosane Corrêa de Oliveira, afirmou ao BuzzFeed que houve um atraso no processo de compra de ração, mas que a compra foi concluída e o fornecimento será normalizado na segunda-feira, com a chegada de 7,5 toneladas de alimentos para gatos.

“Em nenhum momento os animais ficaram sem comida”, disse ela, afirmando que o problema se deu com a ração seca e que não houve desabastecimento de ração úmida. Rosane contou que ela mesma ajudou na vaquinha para comprar a ração seca suficiente para a segunda-feira.

Por Tatiana Farah

Fonte: Buzzfeed

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *