Aves são atingidas por tiros no Rio

Aves são atingidas por tiros no Rio
Uma bala de grosso calibre acertou o peito do gavião carijó. (Foto: Paulo Maia/ SOS Aves e Cia. / Divulgação)

Já noticiei aqui, infelizmente mais de uma vez, casos de cachorros atingidos por balas perdidas no Rio. Dessa vez, as vítimas foram três aves e no Alto Leblon, Zona Sul do Rio, uma das áreas mais nobres da cidade. Isso mesmo: aves atingidas por tiros em plena Zona Sul. No sábado, uma bala de grosso calibre acertou o peito de um gavião carijó (foto), quando ele voava baixo. A cara de pavor e de dor do bichinho é de cortar o coração.

No dia seguinte, outros dois casos. Dessa vez, foram falcões peregrinos (Falco peregrinus) alvejados no alto da Rocinha, na Gávea. A ave não é nativa do Brasil e está em extinção. Em ambos os casos, a SOS Aves e Cia. foi acionada, os resgatou e está cuidando deles. As balas já foram retiradas e eles se recuperam no abrigo da ONG, em Saquarema, na Região dos Lagos, mas estão em estado grave, segundo Paulo Maia, da SOS Aves e Cia. “Em 30 anos atuando na área de proteção ambiental nunca vi um caso desses em área urbana. Aonde vamos parar? Está cada dia pior”, lamentou ele.

O Ibama acompanha o caso por se tratar de animais silvestres e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Federal investiga de onde partiram os tiros.

Por Maria Inez Magalhães

Fonte: O Dia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *