Filhote de baleia minke é encontrada morta em praia de Tijucas (Foto: PMP/Divulgação)

Baleia de 7,5 metros morre após encalhar em praia da Grande Florianópolis, SC

Uma baleia foi encontrada morta no mar na praia de Tijucas, na Grande Florianópolis, na tarde de segunda-feira (9). A causa da morte ainda é analisada por especialistas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O animal da espécie Mink tinha 7,5 metros e era uma fêmea.

Conforme o coordenador da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, Jeferson Dick, a morte foi confirmada por volta das 16h. No horário, veterinários começaram o processo para retirada do animal da água e início da necropsia na praia.

A coleta de material se estendeu até as 22h, conforme o pesquisador. “Esse procedimento é uma corrida contra o tempo, porque os órgãos do animal se decompõem muito rápido e isso dificulta as análises”, explica Dick.

Baleia tinha 7,5 metros e estava debilitada, segundo pesquisadores (Foto: PMP/Divulgação)
Baleia tinha 7,5 metros e estava debilitada, segundo pesquisadores (Foto: PMP/Divulgação)

Segundo o especialista, são feitos laudos laboratoriais para identificar a causa da morte. No entanto, foi constatado que o animal não se alimentava há muito tempo e estava com alguma doença no intestino.

“Ela provavelmente encalhou porque estava debilitada. É uma espécie que ocorre em nossa região, vive em mar aberto e dificilmente aparece próximo da costa”, esclarece Dick.

A espécie tem o nome científico de Balaenoptera acutorostrata. Os pesquisadores ainda verificam se o animal é de subespécie conhecida como Minke anã. A idade do animal não foi confirmada, mas foi considerado como juvenil.

Além dos pesquisadores da Univali, ligados ao projeto da Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), a Polícia Militar Ambiental, prefeitura, bombeiros e comunidade de Tijucas prestaram apoio no local.

Baleia foi encontrada morta em Tijucas e passou por necropsia (Foto: PMP/Divulgação)
Baleia foi encontrada morta em Tijucas e passou por necropsia (Foto: PMP/Divulgação)

Fonte: G1

Filhote de baleia fica encalhado na praia em Tijucas, na Grande Florianópolis, SC

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.