Baleia-jubarte de 5 metros é encontrada morta em praia no sul da Bahia

Baleia-jubarte de 5 metros é encontrada morta em praia no sul da Bahia
Baleia foi encontrada morta no sul da Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta, na noite da segunda-feira (18), na praia do distrito de Corumbau, na cidade de Prado, no sul da Bahia.

De acordo com informações do Projeto Baleia Jubarte, que coleta dados sobre os animais na região, o mamífero tinha cerca de 5 metros de comprimento.

Segundo o projeto, o animal encalhou na praia após morrer. O corpo da baleia estava em estado avançado de decomposição e ficou na areia.

O projeto foi acionado por moradores da região e deverá comparecer ao local para periciar e fazer a remoção do corpo. Ainda não há informações sobre o que causou a morte do animal.

Temporada de reprodução

Ainda de acordo com o projeto, foram registrados 90 encalhes de baleias jubarte no Brasil até esta terça-feira (19). Só na Bahia, segundo a entidade, foram 36.
Conforme especialistas, as baleias migram para o litoral baiano todos os anos para acasalar e dar à luz filhotes. A temporada de reprodução ocorre entre os meses de julho e outubro, no inverno.

Os animais são atraídos para a região por conta das águas quentes, apesar da época do ano. As aparições são mais comuns no sul do estado.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *