Baleia jubarte é encontrar morta em Itanhaém, SP — Foto: Eduardo dos Santos Cunha

Baleia-jubarte de quase 9 metros e 30 t é encontrada no litoral de SP

Uma baleia-jubarte de quase 9 metros de comprimento foi encontrada morta, no início da tarde desta sexta-feira (5), na praia do bairro Vila Loty, em Itanhaém, no litoral de São Paulo.

VÍDEO: Baleia jubarte é encontrada morta em praia de Itanhaém, SP

Especialistas foram ao local para fazer exames e tentar identificar a causa da morte do animal.
A equipe do Instituto Biopesca, uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), avistou a baleia morta na manhã desta sexta-feira. O animal é da espécie jubarte, tem pouco mais de 8,5 metros e estava ocupando quase toda faixa de areia da praia. Segundo especialistas ouvidos pelo G1, o animal pode pesar entre 30 e 40 toneladas.

Veterinários e biólogos analisaram o animal e tiveram que coletar amostras biológicas, ou seja, retirar partes da baleia para a necropsia, a fim de tentar identificar a causa da morte. A previsão é que a carcaça seja recolhida pela Prefeitura Municipal de Itanhaém para destinação adequada.

O designer gráfico Eduardo dos Santos Cunha mora perto da praia onde a baleia foi encontrada. “Fiquei sabendo por um amigo e vim aqui para conferir o tamanho da baleia”, diz ele, que fez fotos do animal e enviou ao G1.

Segundo informações do Projeto baleia-jubarte, a espécie habita todos os oceanos. Durante o verão, ela se dirige às águas polares para se alimentar e, no inverno, migra para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz. Desta forma, permanecem no hemisfério sul até dezembro.

Baleia jubarte é encontrada morta em Itanhaém, SP — Foto: Eduardo dos Santos Cunha
Baleia jubarte é encontrada morta em Itanhaém, SP — Foto: Eduardo dos Santos Cunha

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.