Baleia jubarte é encontrada morta na região da praia da Boa Viagem, em Salvador, BA

Baleia jubarte é encontrada morta na região da praia da Boa Viagem, em Salvador, BA
Baleia foi encontrada morta próxima à praia de Boa Viagem, em Salvador (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Uma baleia jubarte foi encontrada morta a cerca de 50 metros da faixa de areia da praia da Boa Viagem, em Salvador, no final da manhã desta quinta-feira (21). De acordo com informações do Projeto Baleia Jubarte, que coleta dados sobre os mamíferos no país, o corpo do animal está à deriva.

Conforme o projeto, ainda não é possível determinar o tamanho e nem o sexo do animal. A entidade informou que o processo de remoção da baleia deve ser iniciado na manhã da sexta-feira (22), porque o nível da maré impossibilita a operação nesta quinta.

Técnicos do projeto farão a necrópsia do animal e o corpo será retirado da região da praia pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que já foi acionada, mas só vai enviar uma equipe ao local após a perícia.

O Projeto Baleia Jubarte orienta que os banhistas e navegadores evitem se aproximar do animal, porque ainda não há informações sobre o que causou a morte do animal e ele pode transmitir doenças.

Temporada de reprodução

Ainda de acordo com o Projeto Baleia Jubarte, foram registrados 93 encalhes de baleias jubarte no Brasil até esta quinta-feira (21). Só na Bahia, segundo a entidade, foram 38. O estado lidera o ranking de encalhes dos mamíferos.

Conforme especialistas, as baleias migram para o litoral baiano todos os anos para acasalar e dar à luz filhotes. A temporada de reprodução ocorre entre os meses de julho e outubro, no inverno.

Os animais são atraídos para a região por conta das águas quentes, apesar da época do ano. As aparições são mais comuns no sul do estado.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *