Bichos de pelúcia ‘substituem’ mães de tamanduás órfãos no Tocantins

Filhotes foram levados a Centro de Triagens em Araguaína depois que as mães morreram atropeladas nas rodovias do estado. O próximo passo é arrecadar mamadeiras.

520
Bichos de pelúcia 'substituem' mães de tamanduás órfãos no Tocantins
Bichos de pelúcia são usados na recuperação de tamanduás orfãos (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Bichos de pelúcia doados por moradores do Tocantins estão ajudando na recuperação de filhotes de tamanduá que ficaram órfãos. As mães morreram vítimas de atropelamento nas rodovias que cortam o estado. No Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas) em Araguaína, norte do Tocantins, eles passam por um tratamento antes de voltarem à natureza e os bichinhos de pelúcia são usados para substituir a presença das mães.

Para arrecadar os brinquedos, o Cetas lançou uma campanha. Vários bichinhos já foram doados. O objetivo é tornar a experiência dos filhotes menos traumática. “Todos eles são órfãos, as mães foram atropeladas, vieram a óbito. E eles foram recolhidos e entregues ao Cetas”, contou a sargento da Polícia Militar Ambiental, Caroline Duks.

Nesta época do ano, o número de casos de atropelamento aumenta consideravelmente. “Porque são animais mais lentos e eles tendem a parar no meio da estrada. Nesta época do ano piora porque as estradas ficam mais movimentadas em decorrência das férias. E os animais atravessam mais as estradas devido à estiagem a procura de alimentos”, explicou Caroline.

Já foram arrecadadas dezenas de bichinhos de pelúcia. O próximo passo é conseguir mamadeiras. O restante é carinho porque daqui alguns meses, vai ser a hora deles voltarem à natureza.

Assista ao vídeo clicando aqui.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.