PI cajueirodapraia golfinho11411220231 thumb d

Biólogos acompanham recuperação de golfinho resgatado no litoral

Golfinho encalhou na praia do Sardim, município do Cajueiro da Praia.

Por Nayara Felizardo

PI cajueirodapraia golfinho1411220216

Após o resgate de um golfinho que havia encalhado no litoral do Piauí, os técnicos do Projeto Biomade acompanham a evolução do animal e aguardam o resultado de alguns exames para descobrir o motivo do encalhe.

O golfinho foi resgatado na última quinta-feira (18), na praia do Sardim, município do Cajueiro da Praia. Trata-se de um adulto de aproximadamente 15 anos, fêmea, medindo 1,87m. A espécie é conhecida popularmente como cabeça-de-melão (Peponocephala electra).

Segundo a coordenadora técnica do projeto e bióloga, Verlane Magalhães, esse foi o primeiro registro de golfinho da espécie no litoral piauiense. Ele é mais comum no Ceará. “O projeto Biomade, além de resgatar os animais marinhos, faz um trabalho de levantamento das espécies existentes na região. Muitos frequentam esse litoral para refúgio e para alimentação”, disse a bióloga.

O golfinho resgatado pelos biólogos foi transportado para uma área de piscina natural, local mais adequado para observação do comportamento natatório e cuidados veterinários. “Após o encalhe, o procedimento é deixar o animal em água mais calma possível, evitando o contato para não deixá-lo estressado”, explica Verlane.

Hoje (20), o golfinho está apresentando comportamento variável, ora mais tranquilo, ora mais ativo. “O animal só poderá ser reintroduzido no mar após apresentar comportamento de mergulho satisfatório”, disse a bióloga.

Segundo Verlane, é comum que os golfinhos encalhados vivos apresentem uma saúde comprometida, mas existem casos de animais apenas desorientados. O resultado do exame de sangue poderá comprovar o estado de saúde do animal.

PI cajueirodapraia golfinho11411220231

Fonte: Portal O Dia

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.