Cada kit custou cerca de R$ 1,5 mil | Foto: Divulgação

Bombeiros Voluntários e Defesa Civil recebem kits de captura de animais em Jaraguá do Sul, SC

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) repassou kits de captura de animais silvestres para os Bombeiros Voluntários e para a Defesa Civil na manhã desta quinta-feira (7). A entrega aconteceu na sede dos Bombeiros, na rua Presidente Epitácio Pessoa.

Os Bombeiros Voluntários receberam três kits avaliados em R$ 1,5 mil cada. Cada um contém gancho e pinça para captura de cobras, puçá, caixa de transporte de cobras e outra de animais silvestres de pequeno porte, como gambás. A Defesa Civil recebeu um kit com os mesmos equipamentos.

Conforme o presidente da Fujama, Normando Zitta Junior, a responsabilidade pela captura de animais silvestres continua sendo da Fundação de Meio Ambiente, que pode ser acionada pelos telefones 0800-642-0156 ou 3273-8008. No entanto, nos períodos em que não há expediente na Fujama – à noite e nos fins de semana –, os Bombeiros já vêm prestando este serviço para a população.

Da mesma forma, considera importante a Defesa Civil dispor destes equipamentos para eventuais resgates e capturas. “A nossa intenção é fortalecer a parceria e dar condições para os Bombeiros e Defesa Civil desenvolverem esta atividade com mais segurança”, comenta Zitta.

Durante a entrega dos materiais, Bombeiros e Fujama trataram ainda sobre uma capacitação aos bombeiros para o resgate de animais, assim como a criação de um grupo de WhatsApp para trocar informações a respeito do assunto. O presidente da Fujama colocou à disposição para o treinamento o Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen.

O biólogo e chefe de Educação Ambiental da Fujama, Christian Raboch Lempek, disse que mais de 200 animais silvestres foram capturados entre 2017 e 2018.

Por Claudio Costa

Fonte: OCP News (com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *