Cadastro para castração de cães e gatos é aberto em Uberaba, MG

Cadastro para castração de cães e gatos é aberto em Uberaba, MG
Na primeira etapa do programa em Uberaba, serão castrados cães machos pelo método farmacológico — Foto: Prefeitura de Muriaé/Divulgação

Foi aberto nesta sexta-feira (8) o cadastro para a castração de cães e gatos em Uberaba. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, os principais objetivos com a ação são diminuir a natalidade desenfreada dos animais, reduzir a população de animais de rua e também reduzir o risco de transmissão de zoonoses.

Os interessados precisam estar cadastrados no programa “Bolsa Família” e os animais devem estar em boas condições de saúde e terem a partir de 4 meses a 7 anos de idade. Os tutores serão responsáveis por cadastrar o animal, além de levá-lo ao exame pré-operatório, ao procedimento de castração e pelo tratamento pós-operatório.

O cadastro para a castração dos animais pode ser feito pela internet ou pelo telefone (34) 3315-4173. No momento da inscrição, a pessoa deverá ter o número do Número de Identificação Social (NIS) em mãos.

Serão dois métodos de castração: farmacológico e cirúrgico. Na primeira etapa do programa, serão castrados cães machos pelo método farmacológico. Na segunda etapa, serão realizadas castrações cirúrgicas para cães e gatos, machos e fêmeas.

Manejo populacional

Segundo a chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Lara Batista Rocha, o manejo populacional ajuda a resolver problemas como a superpopulação de animais abandonados nas ruas, que estão sujeitos a maus-tratos, se envolvendo ou provocando acidentes de trânsito ou por agressão (mordeduras), prejudicando a limpeza urbana ao destruírem sacos de lixo em busca de alimento e por defecarem em vias públicas.

“Com o Programa de Manejo Populacional, grandes avanços serão alcançados em longo prazo em relação ao bem estar dos animais e à saúde pública, além de promover a guarda responsável. Todos os animais castrados serão identificados por meio de implantação de microchip, ficando registrados no município”, acrescentou.

Qualquer dúvida sobre os procedimentos, a população pode entrar em contato pelo (34) 3315-4173.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.