Cadastro para o Castramóvel começa nesta próxima segunda-feira em Bauru, SP

Cadastro para o Castramóvel começa nesta próxima segunda-feira em Bauru, SP
Inscrições para o Castramóvel começa na próxima segunda-feira (6), em Bauru — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação

A partir desta segunda-feira (6), começa a primeira etapa de inscrições para o Castramóvel, em Bauru. O objetivo é oferecer o serviço de castração animal de forma gratuita e amenizar o problema dos animais, principalmente, reduzir o número de animais abandonados.

O veículo percorrerá diferentes bairros da cidade, de acordo com o cronograma definido pela prefeitura. A castração seguirá os parâmetros de saúde pública animal.

O Castramóvel irá atender animais de estimação e também animais de rua. Porém, os animais em situação de abandono só poderão ser castrados, se alguém se responsabilizar pelos cuidados de pré e pós-operatório. Essa será a exigência do programa para animais abandonados.

A castração é uma cirurgia para a esterilização dos animais, evitando que procriem. Para realizar o procedimento cirúrgico, o animal precisa ser anestesiado, portanto é importante que os animais estejam saudáveis. Antes da castração é exigido que se façam exames clínicos e de sangue.

1º castramóvel

Essa unidade móvel foi comprada em 4 de outubro de 2018, no dia Mundial dos Animais e é o primeiro castramóvel de Bauru. O veículo conta com sala de pré-operatório, sala cirúrgica e sala pós-cirúrgica. A gestão do castramóvel é compartilhada entre as Secretarias de Saúde e Meio Ambiente.

Agora, em 2019, o castramóvel passará por diversos lugares da cidade. Inicialmente a unidade atenderá os seguintes bairros: Vila Dutra; Santa Cândica,Leão XIII; Nova Esperança; Isaura Pitta Garmes, Chapadão; Gasparini,Índia Venuíre; Terra Branca e Jardim Ouro Verde. Foram escolhidas regiões consideradas de maior vulnerabilidade.

Além de impedir a reprodução descontrolada, a castração previne doenças e melhora o comportamento do animal, evitando fugas, reduzindo uivos, latidos, miados e diminuindo a excitação e a ansiedade. Além disso, previne maus tratos, como o abandono de filhotes indesejados.

Como fazer o cadastro?

Os interessados devem realizar o cadastro nos pontos de inscrição definidos por bairro. Para se inscrever é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Como forma de educar sobre os benefícios da castração e dar orientações aos donos de pets, os inscritos devem obrigatoriamente participar de uma palestra que explica sobre os cuidados do pré e pós operatório antes de conseguir a castração do animal.

Confira a relação das palestras e pontos de inscrição:
Todas as palestras serão realizadas às 17h30 para que pessoas que trabalham possam participar e, assim, não haver prejuízos na adesão ao programa.

06/05 – EMEI ARACY PELEGRINA BRAZOLOTO – VILA DUTRA

ENDEREÇO: Rua José Neves Severiano, 4-60

13/05 – EMEII LÍLIAN APARECIDA PASSONI HADAD -STA C NDIDA / LEÃO XIII

ENDEREÇO: Rua Dezenove, 3-40

21/05 – EMEII JOSÉ TOLEDO FILHO – NOVA ESPERANÇA

ENDEREÇO: Rua Sgto. José dos Santos, quadra 12

03/06 – EMEII IARA CONCEIÇÃO VICENTE – ISAURA P. GARMES / CHAPADÃO

ENDEREÇO: Rua César Cruz Ciafrei, S/N

-10/06 – EMEI MARIA ELIZABET CAMILO DE PÁDUA – GASPARINI

ENDEREÇO: Rua Mario Colonhesi, 1-35

-17/06 – EMEI MARIA IZOLINA THEODORO – JARDIM TERRA BRANCA

ENDEREÇO: Rua Felicíssimo Antonio Pereira, 21-40

– 24/06 – EMEI ROBERVAL BARROS – JARDIM OURO VERDE

ENDEREÇO: Rua Marcel Pinto de Oliveira, quadra 7

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.