Cadela e oito filhotes recém-nascidos são abandonados na porta do CCZ de Palmas, TO

Abandono de animais domésticos é crime com pena de prisão e multa. CCZ não recolhe animais saudáveis desde 2010; animais serão colocados para adoção.

152
Filhotes foram abandonados na porta do CCZ (Foto: Igor Flávio/Secom Palmas)
Filhotes foram abandonados na porta do CCZ (Foto: Igor Flávio/Secom Palmas)

Uma cadela e oito filhotes recém-nascidos foram abandonados na porta da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas. Conforme a gerência da unidade, o homem que deixou os animais no local foi alertado de que o CCZ não recolhe animais saudáveis, mas esperou o funcionário sair para deixar os cães.

Os animais não têm raça definida e devem ser colocados para adoção logo após os filhotes desmamarem. Eles foram avaliados e todos estão bem de saúde. “Não conseguimos identificar a pessoa que fez isso. O nosso colaborador até viu o homem e alertou que não poderia deixar os animais, mas foi só o tempo dele voltar ao trabalho e o homem deixar a mãe e os filhotes aqui na porta”, contou a gerente Betânia Costa.

Segundo ela, não é a primeira vez que algo assim ocorre e reforça que o abandono de animais é crime com pena de detenção ou multa. “Pessoas pegam animais para criar e depois não querem mais e abandonam aqui como se fosse um local de descarte de animais”, complementa.

Desde 2010, quando um termo de ajuste de conduta foi assinado com o Ministério Público Estadual, o CCZ não recolhe animais sadios. Atualmente, são recolhidos apenas animais que apresentem sorologia positiva para leishmaniose visceral canina, conhecida como calazar, ou suspeitos de raiva animal.

Além disso, o CCZ oferece serviço de castração para cães e gatos, buscando evitar a procriação. O serviço é agendado pela internet. No caso de animais com suspeita de doenças, as pessoas podem entrar em contato nos telefones 3218-5561 ou 3218-5144.

Os filhotes abandonados são cinco fêmeas e três machos. Eles ainda devem demorar um mês para desmamar e depois serão colocados para adoção.

Oito filhotes serão colocados para adoção (Foto: Igor Flávio/Secom Palmas

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.