Cadela morre após ouvir barulho de rojões na Zona Norte do Rio: ‘Ficou em pânico’, diz tutora

Cadela morre após ouvir barulho de rojões na Zona Norte do Rio: ‘Ficou em pânico’, diz tutora
Cadela morreu após entrar em pânico com barulho de rojões Foto: Facebook/Reprodução

Uma cadela morreu na madrugada desta terça-feira após ter entrado em pânico com o barulho de rojões soltos perto da casa de seus donos, no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio, na madrugada desta terça-feira, conforme eles relataram em seus perfis do Facebook.

Christiane Neri, uma das responsáveis pelo Projeto Centro de Reabilitação Pata Amiga, que resgata animais vítimas de maus-tratos e de abandono, está devastada.

— Ela sempre teve muito medo de fogos. Nós nunca passamos o Ano Novo fora de casa por causa deles. Ela ficou mais agitada do que o normal esse ano, ficou em pânico. Ficamos tentando acalmá-la. Colocamos música, mas nada adiantou. Fiquei muito preocupada, minha pressão subiu. Quando acabou a queima de fogos, ela ficou quietinha, deitadinha. Parecia mais calma. Dormimos um pouco e, de manhã, ela amanheceu sem vida — relatou Christiane ao EXTRA nesta quarta-feira.

Ela publicou um desabafo em forma de despedida no perfil do Facebook do marido, contando que Mila era tratada como se fosse uma filha. Segundo a gerente comercial, o casal tomou medidas para evitar que o animal sentisse qualquer estresse.

“Há anos passamos o ano novo em casa com nossos animais para protegê-los. Tomamos medidas de segurança pra evitar fugas. Colocamos música ambiente, algodão nos ouvidos, ficamos juntinhos deles durante toda queima de fogos. Não desgrudamos deles”, diz trecho do post.

O marido de Christiane, Randel Silva, também se manifestou na rede social, informando seus amigos e parentes sobre a reação de Mila diante do barulho dos rojões. O casal cuida de animais para tratá-los e reabilitá-los e colocar pra adoção responsável.

“Mesmo colocando ela no nosso colo, ela entrou em pânico. Se agitou absurdamente. Derrubou vaso de planta e tudo que via”, afirmou.

Cadela morreu após entrar em pânico com barulho de rojões Foto: Arquivo pessoal
Cadela morreu após entrar em pânico com barulho de rojões Foto: Arquivo pessoal

Internautas deixaram comentários na publicação, que ultrapassou 1,5 mil curtidas, se solidarizando com o ocorrido. Alguns deles também têm animais em casa e informaram o que fazem para deixá-los calmos durante a queima de fogos no réveillon.

“Passei a virada até acabarem os fogos, deitada agarrada na minha, tampando os ouvidos dela e tentando acalmar. Ano passado ela nem ligou. Esse ano, pensei que ela ia infartar também, tamanho foi o desespero”, afirmou uma pessoa.

“Que tristeza, dei calmante para a minha e fiquei do seu lado, TV no último volume e algodão no ouvido. Confesso que fiquei triste de drogar minha menina, mas foi por isso, para evitar tragédias. Sinto muitíssimo e principalmente por ver que fez de tudo para não estressá-la”, escreveu outro usuário do Facebook.

“A conscientização sobre fogos com menor barulho está apenas gatinhando… Temos que fazer as leis serem cumpridas para que um dia elas se façam presentes… Fica em paz…Infelizmente muitos filhos peludos ainda vão sofrer pelos erros humanos”, ressaltou mais um.

Crivella cria restrições para fogos de artifício
O prefeito Marcelo Crivella decidiu na sexta-feira restringir o uso de fogos de artifício barulhentos. Em decreto publicado em uma edição extra no Diário Oficial, o prefeito determinou que multas de R$ 500 (pessoas físcias) e R$ 5 mil (pessoas jurídicas) poderiam ser dadas a quem soltasse fogos que geram ruídos acima de 85 decibéis, o que equivale a campainha de um telefone.

Segundo o prefeito, a preocupação não é apenas com a saúde das pessoas, mas também “com o bem estar dos animais que ficam apavorados com os ruídos”.

— Ela era linda. Uma princesa… Dói demais perder quem amamos de um jeito tão estúpido.Nós a resgatamos há alguns anos. Devia ter em torno de 10 anos. Era bem cuidada, castrada, vacinada, só comia ração de qualidade — disse Christiane, acrescentando que Mila costumava ser usada para rinha e, por isso, tinha um temperamento difícil. — Aos poucos, ela foi confiando na gente.

Leia abaixo, na íntegra, o texto escrito por Christiane:

“Eu não pudi dizer adeus…

Hoje é um dos dias mais tristes da minha vida.

Minha princesa mais linda de todas se foi…

Motivo??? Essa merda de fogos.

Minha princesa sofreu um infarto.

Há anos passamos o ano novo em casa com nossos animais para protegê-los. Tomamos medidas de segurança pra evitar fugas. Colocamos música ambiente, algodão nos ouvidos, ficamos juntinhos deles durante toda queima de fogos. Não desgrudamos deles.

Mas, tem alguns que tem muito mais medo do que os outros.

Ela entrou em pânico total.

Ficamos ao lado dela o tempo todo até acabar a queima de fogos. Esse ano soltaram muito mais rojão do que o comum. O estrondo parecia ser dentro de casa.

Ficamos juntos como fazemos todos os anos. Nunca saímos no Ano Novo.

Mas, qdo acordei me deparei com meu mundo caindo. Minha filhinha sofreu um infarto.

Dá uma revolta tão grande saber que ela poderia estar aqui comigo, mas não está graças a esses egoístas que insistem em soltar fogos. Sem se preocuparem com o quanto é danoso e muitas vezes fatal.

Meu amor, vc me ensinou a ser forte e doce.

Ter vc em nossas vidas foi um presente e uma honra.

Minha princesa era usada pra rinha e foi resgatada por nós há alguns anos.

Demos a ela todo amor e carinho todos esses anos.

Minha lique tinha o sorriso mais lindo do mundo e o lambeijo mais babado e doce.

Eu te amo tanto e não existe distante capaz de nos separar.

Não vou mais te ver, mas vou te sentir pra sempre. Pois, quem amamos nunca morre.

Guardarei cada lembrança, cada lambeijo, cada olhar em meu coração.

Eu tinha tantos planos para fazer juntas ainda.

Que dor, meu Deus!

Isso é pra vc que acha que é ‘frescura’ proibir fogos com som. Não. Não é frescura. O barulho dos fogos gera grande estresse e pode levar a óbito. Assim como levou minha princesa.

‘Eu tenho tanto tanto pra te falar, mas com palavras não sei dizer.

Como é grande o meu amor, por você…’

Voa minha princesa. Corra livre no campo verdinho e Ibrahim está te esperando e um dia estaremos todos juntos novamente.

Tudo que eu peço a Deus é que quando chegar a minha hora, você, Ibrahim e tantos outros estejam me esperando e rolaremos juntos no campo verde.

Eu te amo, Mila e eu juro que não sossegarei até acabar com esses malditos fogos e lutarei pra mostrar pra sociedade que ‘Não é apenas um cão’.

Você era minha filha.

Eu te amo e te amarei até o último dia da minha vida.

Que dor, meu pai. Parece que arrancaram meu coração. Tá doendo muito. Como eu queria mais um abraço….

Você que solta fogos de artifício arrancou minha filha de mim.

Milaaaaaaaaaaaaaa, por quê???? Eu não vou aguentar. Meu coração está sangrando.

Eu tinha tanta coisa pra dizer, tantos abraços que eu queria dar.

Não consigo aceitar…

Eu te amo tantooooooo. Tantooooooo…

Até logo, filha

Minha despedida para meu eterno amor”.

Por Louise Queiroga

Fonte: Extra

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.