Cães abandonados em casa buscam abrigo após tutor ser preso em Manaus, AM

Cães abandonados em casa buscam abrigo após tutor ser preso em Manaus, AM

Ao menos 30 cães abandonados com sinais de maus-tratos em uma casa no Cacau Pirêra, a 18 quilômetros de Manaus, continuam no local por falta de um espaço provisório. Ontem, a TV A Crítica divulgou reportagem sobre o caso. O homem apontado como tutor dos animais foi preso e deixou os animais sem alimentos e água.

Mais de 40 animais foram encontrados na casa localizada no bairro Veneza, no município de Cacau Pirêra, e 11 deles já foram resgatados. Os animais estavam há cinco dias em uma casa de madeira sem água e comida. Alguns estavam magros, com carrapatos ou feridos. Em um deles, foi necessária a realização de transfusão de sangue.

Um dos cães precisou passar por transfusão de sangue em clínica.

O dono dos animais foi identificado como Cristivam José do Nascimento, de 47 anos. Ele está preso desde o último sábado (8) pela prática de furtos na capital. Ele afirmou em Audiência de Custódia que trocava produtos furtados por ração para os cães.

Segundo a vereadora Joana D’Arc, os animais resgatados foram levados para um abrigo, no entanto, não foi possível levar o restante pela falta de espaço.

Animais foram abandonados e sofreram maus-tratos.

“A grande dificuldade é encontrar um lar temporário, porque como são animais doentes, não podem entrar no abrigo que tenho. Muitos têm doenças virais que vão passando e são irreversíveis. Estamos fazendo o que podemos devido à gravidade do caso”, explicou.

D’Arc explicou que uma quantidade de ração e água foi deixada para os animais que ainda estão no local. Outros cães devem ser resgatados nos próximos dias. Ela explica que a prioridade no momento é encontrar um abrigo para o restante desses animais.

Casa onde cães foram deixados fica no Cacau Pirêra. (Fotos: Divulgação)

“Lá é um local de difícil acesso. O que estamos precisando é da união das pessoas para que a gente possa encontrar um local para eles. Isso é o mais importante agora. É até uma reflexão porque não adianta você enclausurar se não pode dar o bem estar que eles precisam”, disse a vereadora.

Fonte: A Critica (colaborou a repórter Mayara Rocha, da TV A Crítica)

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.