Cães em situação de maus-tratos são resgatados de canil em Ituiutaba (MG) e colocados para adoção

Cães em situação de maus-tratos são resgatados de canil em Ituiutaba (MG) e colocados para adoção

Uma operação da 6ª Promotoria de Justiça de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, resgatou 51 cachorros que eram mantidos em situação de maus-tratos em um canil clandestino. Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, os animais foram encontrados em cômodos sujos e infestados de urina e fezes. Eles também não tinham água e nem alimentação adequada.

Após serem resgatados, os animais passaram por exames em uma clínica veterinária. “A ciência tem dado suporte à evolução legislativa no que diz respeito ao reconhecimento da consciência animal, projetando os operadores do direito a garantir proteção e respeito pelo bem-estar dos animais como seres sencientes”, explicou o promotor Thiago Ferraz de Oliveira.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) também apresentou denúncia contra a dona do canil clandestino por crime de maus-tratos e as penas devem ser somadas, pois o local funciona desde 2013.

O promotor pediu ainda a condenação da denunciada por danos materiais, como gastos com exame, tratamento e alimentação dos animais até a adoção. “Foi pedido também que ela perca a guarda dos cachorros, sob o argumento de que os animais constituem proveito auferido com a prática criminosa”, concluiu.

Os animais estão sob a tutela da Sociedade Protetora dos Animais da cidade até que encontrem lares adotivos. Quem tiver interesse em adotar um dos cachorros, deve entrar em contato pelo telefone (34) 3268-3777.

Por Rosiane Cunha 

Fonte: Hoje em Dia

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.