Cães encontrados sujos e abandonados e, após tratamento, já saudáveis e à espera de um lar

Cães resgatados sujos e desnutridos já estão saudáveis e prontos para adoção em Cuiabá, MT

Depois de mais de 40 dias, 12 cães resgatados desnutridos e doentes pela Prefeitura de Cuiabá já estão saudáveis e em breve poderão ir para um novo lar. Foram encontrados em estado de abandono, em uma residência da Capital e a suspeita é a de que estariam sendo usados em rituais.

A diretoria do Bem Estar Animal acompanhou todo o processo de resgate dos animais com o auxílio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema). Em seguida, a Prefeitura deu continuidade aos trabalhos de recuperação da saúde deles, que foram encaminhados provisoriamente a um abrigo, onde foram submetidos a atendimentos e exames veterinários.

“Recebemos a denúncia pelo telefone da diretoria e ao chegarmos ao local nos deparamos com uma triste situação, com os animais em extremo estado de inanição, desnutridos e com possíveis indícios de ritual, sendo mal tratados e dormindo em um espaço totalmente insalubre”, contou a diretora do Bem Estar Animal, Saula Ouverney.

“Nos deparamos com uma triste situação, com os animais em extremo estado de inanição” Saula Ouverney, da ONG Bem Estar Animal

Todos os animais foram diagnosticados com anemia, devido à falta de alimentação, além de apresentarem doenças do carrapato e de pele, como a sarna.

Em outubro do ano passado, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, sancionou a Lei N° 436, com a finalidade de promover bem estar e proteção aos animais domésticos. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, por meio da diretoria, vem estudando a realização de Termos de Cooperação com Ongs, Universidades (que tenham o curso de Medicina Veterinária) e clínicas especializadas, que darão todo o suporte nos atendimentos a animais resgatados.

Outra providência alcançada para a ampliação e melhoria do atendimento foi a aquisição da viatura adequada para o resgate animal.

A adoção

De acordo com a diretora do Bem Estar Animal, os requisitos exigidos para a adoção são amor e comprometimento. Ao obter a tutela de um cão, o adotante deverá ter condições financeiras para arcar com as despesas veterinárias, zelar pela qualidade de vida do animal, proporcionando um local seguro, higienizado, entre outras atribuições básicas.

“O adotante irá preencher um formulário com seus dados pessoais e assinar um termo se comprometendo a cuidar do animalzinho, que a partir deste instante passará a ser de sua responsabilidade”, orientou Saula Ouverney.

Para denúncias de maus tratos de animais e mais informações sobre como adotar um cão, o telefone da diretoria é o (65) 3645-6126.

Fonte: RD News

Polícia acha 12 cães trancados em casa com fome, doentes e em situação de maus-tratos em Cuiabá, MT

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.