Cães são abandonados na Pedra do Penedo e resgate mobiliza bombeiros na Baía de Vitória, ES

Cães são abandonados na Pedra do Penedo e resgate mobiliza bombeiros na Baía de Vitória, ES

Duas cadelas presas na Pedra do Penedo, na Baía de Vitória, mobilizaram uma operação de resgate do Corpo de Bombeiros nesta terça-feira (12).

Segundo a equipe, há registro de que os animais foram abandonados na água na noite desta segunda (11), por uma pessoa em uma lancha, e conseguiram subir na pedra. Os dois foram resgatados durante a tarde.

Um vídeo feito pelo cinegrafista Ari Melo mostra o momento do primeiro resgate, no início da tarde:

Vídeo mostra momento em que um dos cães é resgatado na Baía de Vitória.

Foi necessário um trabalho de rapel dos bombeiros para chegarem até o local onde as cadelas estavam, que era de difícil acesso. Entretanto, quase no fim da manhã, eles pularam no mar.

O animal que foi resgatado primeiro é uma fêmea filhote. O outro animal fugiu assustado novamente para a pedra no momento em que a equipe em um barco resgatava o primeiro cão. Depois de horas de buscas, os bombeiros encontraram o segundo cachorro, que novamente estava nadando na maré.

Abandono

Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 23h desta segunda-feira (11), pessoas que passavam pela orla da Avenida Beira-Mar, no bairro Forte de São João, em Vitória, viram uma lancha parando e abandonando os animais no local. Assustados, eles nadaram em direção ao Penedo.

Uma equipe esteve no local ainda à noite, mas o resgate não foi possível por causa da baixa luminosidade. Por volta das 7h, os bombeiros retornaram ao local.

A moradora Clara Orlandi é protetora de animais e voluntária. Ela contou que ficou sabendo da situação ainda à noite e foi para o local tentar ajudar.

“O porteiro do prédio onde moro passou pelo local, viu a cena e me acionou ainda a noite. Fiquei aqui até 23 horas com outras pessoas. Como estou na Patas do Canto, um grupo que ajuda animais, o foco está na causa do resgate, não nas nossas ações. Acredito que quem abandona um animal, não tem respeito nem por ele mesmo, e esse trabalho que está sendo feito pelos bombeiros é muito valoroso”, disse.

Cadela resgatada após ser abandonada na Pedra do Penedo. — Fotos: Ari Melo/TV Gazeta

Após a cadela resgatada receber os primeiros atendimentos, os bombeiros retornaram ao Penedo para tentar encontrar o outro animal. Os militares suspeitavam que ele tinha entrado na região de mata que fica atrás da pedra, entretanto, foi encontrado nadando na maré.

O segundo resgate aconteceu pouco depois das 17h.

Adoção

O cachorro resgatado não estava aparentemente ferido, mas Clara explicou que iria levá-lo ao veterinário para fazer uma verificação do estado de saúde.

A segunda cadela também foi levada para ser atendida por um veterinário. Segundo Clara, ela estava traumatizada e com possível hipotermia.

Além disso, a voluntária disse que já existem famílias com interesse em adotar os dois cães abandonados.

Assista à versão desta reportagem que foi ao ar no ES1:

Operação de resgate de dois cachorros mobiliza o Corpo de Bombeiros no ES.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.