Cães foram resgatados de canil clandestino em Ituiutaba — Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação

Cães são resgatados em situação de maus-tratos em canil clandestino em Ituiutaba, MG

Cerca de 50 cães foram resgatados de um canil clandestino na manhã desta quarta-feira (3), no Bairro Santa Maria, em Ituiutaba. De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), os animais de raça estavam em situação de maus-tratos.

A responsável pelos animais, uma mulher de 60 anos, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberada. Segundo a polícia, em julho deste ano dezenas de cães foram resgatados da mesma tutora.

Conforme constataram os militares, o local estava sujo de fezes, urina, lixo e exalava forte odor. Além disso, tinha animais em todos cômodos da casa, quartos, banheiros, cozinha. Durante a busca foram encontrados filhotes escondidos dentro de um móvel da sala e cães em cima de cama em um dos quartos. Segundo a PM, o local não tinha condições adequadas para criação de cães.

Local não tinha condições para criação de animais — Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação
Local não tinha condições para criação de animais — Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação

Uma veterinária que acompanhou a ocorrência informou que alguns animais estavam com carrapatos, pelos embaraçados por falta de cuidados e fezes com verminose.

Os cães foram encaminhados para uma clínica veterinária onde vão receber cuidados médicos veterinários como exames, tratamentos, além de higienização.

Acompanharam a ocorrência o Ministério Público Estadual (MPE) e membros da Sociedade Protetora de Animais de Ituiutaba (Spai) que ficou responsável por custear as despesas dos animais.

Filhotes foram encontrados escondidos em um móvel da sala — Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação
Filhotes foram encontrados escondidos em um móvel da sala — Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação

Outro resgate

Em julho deste ano, mais de 15s cães foram resgatados de uma casa com a mesma proprietária em Ituiutaba depois que a Polícia Militar de Meio Ambiente recebeu uma denúncia de maus-tratos. Na ocorrência, idosa disse que vendia alguns filhotes apenas para manter as despesas do canil, mas que não tinha o intuito de lucrar com eles.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.