Calendário reúne fotos de gatinhos abandonados, em São José do Rio Preto, SP

Calendário reúne fotos de gatinhos abandonados, em São José do Rio Preto, SP
A fotógrafa Hiany Covre com alguns dos gatos abandonados (Foto: Guilherme Baffi)

O abandono de animais domésticos, apesar de ser crime, é uma realidade em Rio Preto. A população de cães e gatos abandonados em diversas regiões da cidade tem aumentado a cada dia. Pensando nisso, o grupo Unidos pelo Bem-estar Animal (UBEA) criou um calendário de gatinhos abandonados, como forma de conscientização. O dinheiro arrecadado com a venda dos calendários será usado para o grupo continuar com as suas atividades.

Essa é a 3° edição do calendário, que dessa vez tem como modelos gatinhos com necessidades especiais. A fotógrafa do projeto, Hiany Covre, de 26 anos, contou que há 3 anos dá assistência para os animais abandonados na Represa e em outras áreas.

“Quando tomei conhecimento da situação dos gatos da represa, passei a ir aos finais de semana para levar ração, junto com uma amiga. Comecei a fazer algumas fotos do meu celular mesmo, com a intenção de encontrar pessoas que se sensibilizassem com a causa, e até mesmo conseguir um lar para eles”.

Além das fotos do calendário, Hiany também fotografa para as redes sociais de Ongs e grupos protetores dos animais. “O número de compartilhamento nos posts aumentaram, assim como a sensibilização das pessoas. Percebi que as pessoas passaram a dar mais atenção ao nosso trabalho”. O número de adoções cresceu.

Luta

O grupo UBEA está há sete anos cuidando de gatos abandonados, e estima que ao longo desses anos já salvou aproximadamente mil gatos de rua. Apensar de conseguir encaminhar vários animais para adoção, a grande maioria continua na rua. Para conseguir arcar com as despesas que os animais demandam, o grupo faz algumas rifas e brechós, além de receber doações o ano inteiro. Atualmente, o grupo monitora 120 gatos de rua, dois em tratamento, e uma mamãe com seis filhotes para adoção.

Zoonoses

O centro de Zoonoses de Rio Preto, conta hoje com 24 animais (sendo 22 cães e 2 gatos) aptos a serem adotados e outros dez em tratamento. “Cada vez que a pessoa adota um animal, ela ajuda em dobro, porque dá uma nova chance ao adotado e abre espaço aqui no CCZ para que possamos receber outro, que pode ser um acidentado ou uma vítima de maus-tratos”, afirma a veterinária do CCZ, Vanessa Aoki. Para adotar os animais, os interessados devem levar RG, CPF e cópia do comprovante de residência. Atualmente em Rio Preto não há resgate de animais abandonados saudáveis.

Serviço

Os calendários são vendidos a R$ 10, e podem ser comprado nos seguintes endereços: rua Waldemar, 607, Cidade Nova ou avenida Antonio Tavares Pereira Lima, 595 (próximo ao estádio Teixeirão).

Por Isabela Menezes

Fonte: Diário da Região

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *