Câmara de Cubatão (SP) aprova disque-denúncia de maus-tratos e abandono de animais

Câmara de Cubatão (SP) aprova disque-denúncia de maus-tratos e abandono de animais
Foto: Rodrigo Palassi

A Câmara de Cubatão aprovou em segunda discussão na sessão de terça-feira, 19, o projeto de lei Nº 87/2018, que institui o Disque Denúncia de Maus-tratos e Abandono de Animais. O intuito da iniciativa é proteger, por meio de ações fiscalizadoras, a vida animal no município.

A propositura, de autoria do vereador Dr. Anderson Veterinário (PRB), prevê que as denúncias feitas pelos munícipes, por meio dos órgãos de comunicação, telefone, e-mail, carta, sejam encaminhadas ao Poder Público. Para isso, o serviço contará com um número de telefone para o contato direto da população para que a prefeitura faça o gerenciamento das demandas, assegurando que a identidade do denunciante seja mantida em sigilo absoluto.

O parlamentar justifica que, apesar de já existir o serviço de Ouvidoria (0800-7726451), é preciso um canal exclusivo para a finalidade do Serviço de Disque Denúncia de Maus Tratos e Abandono de Animais para que as pessoas que presenciarem os atos de descuido e/ou abandono de animais, efetuem a denúncia em um canal direto.

Para Dr. Anderson Veterinário, esse controle é importante para que seja detectada os delitos de crueldade à vida animal. Disse ele: “Se for constatado, casos de maus-tratos, ocorrerá sanções de multas para esse munícipe, mantendo o bem-estar da vida animal”.

Fonte: Costa Norte

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.