Câmara de Guarujá (SP) aprova proposta que proíbe fogos barulhentos

Câmara de Guarujá (SP) aprova proposta que proíbe fogos barulhentos
Projeto de lei será enviado para sanção do prefeito Válter Suman (Alexsander Ferraz/AT)

A Câmara Municipal de Guarujá aprovou na última terça-feira (9), o projeto de Lei 013/2019, que proíbe fogos de artifício barulhentos. A proposta visa impedir o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos que emitam ruídos, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro na cidade. O texto agora seguirá para sanção do prefeito Válter Suman (PSB).

Criado pelo vereador Pastor Sargento Marcos (PSB), o projeto visa assegurar o bem-estar de idosos, pessoas doentes, crianças e animais que sofrem com os barulhos causados pelos fogos de artificio. Na justificativa, o autor ressalta que já existem fogos de artifícios silenciosos e que produzem luzes e cores quando manuseados.

Após a votação do Legislativo, o Projeto de Lei será enviado para que o prefeito da cidade sancione ou não o documento. Se aprovada, a Lei Municipal entra em vigor a partir da data de publicação no Diário Oficial.

Essa não é a primeira vez que uma proposta semelhante é apresentada pelos vereadores do Guarujá. Em 2017, o vereador Bispo Mauro (PRB) apresentou o Projeto de Lei 004/2017, que passou pelas comissões legislativas, mas não chegou a ser votado pelo legislativo. Já em agosto de 2017, o Projeto de Lei Complementar 002/2017, do vereador Carlos Eduardo Vargas (PSB) foi rejeitado.

Ambos os autores defendiam que a proibição era reivindicada pelo Ministério Público e por entidades que defendem causas de pessoas com deficiência como APAE, APAAG e CRPI, e de proteção animal.

Fonte: A Tribuna

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.