Câmara de Taboão da Serra (SP) aprova projeto Abril Laranja: mês de prevenção contra maus tratos aos animais

Câmara de Taboão da Serra (SP) aprova projeto Abril Laranja: mês de prevenção contra maus tratos aos animais
Os vereadores André Egydio e Euardo Nóbrega (PSDB) e Joice Silba (PTB) são os autores do projeto de lei - RENATA GOMES | DIVULGAÇÃO

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou em regime especial nesta terça-feira, dia 16, projeto de lei 015/2019, de autoria do vereador André Egydio (PSDB), que institui o Abril Laranja, mês de prevenção da crueldade contra os animais no município. Os vereadores Eduardo Nóbrega (PSDB) e a vereadora Joice Silva (PTB) subscreveram o documento, que teve aprovação unânime.

No mês de Abril Laranja terá por objetivo conscientizar a população através de procedimentos educacionais, palestras, conferências e campanhas de prevenção e alertar a sociedade sobre o assunto e debater sobre iniciativas de apoio contra a crueldade animal.

“Qual o objetivo, às vezes a gente acha que os maus-tratos é bater no animal, não é só isso. As condições que as pessoas tratam os animais, confinados em lugares absurdos. Quero deixar claro, maus tratos não é somente bater em animais, mais sim fazer com que esse animal sofra de alguma forma. Não é só cachorro, é gato, passarinho, todos os tipos de animais. Que o Abril Laranja seja uma semente do amor , semente que possa brotar no coração de todos os taboanenses”, declarou Egydio.

Nóbrega agradeceu o apoio dos parlamentares na aprovação em regime de urgência do projeto. “Quero agradecer o apoio de todos os vereadores que deram o apoio necessário para que o projeto tramitasse em regime de urgência e já fosse aprovado… Sábado [dia 27 de abril] faremos um evento aqui na Casa, ainda que seja pequeno, mas que já trate do tema para que nos próximos anos o evento possa ser grandioso”, falou.

Para a vereadora Joice é preciso “conscientizar, juntamente com as Ongs, que quando uma pessoa pega um animal para cuidar ela precisa se responsabilizar até o fim. O principal é conscientizar as pessoas, não basta só falar que gosta , animal precisa de amor, atenção, sente fome e frio […] Uma coisa que precisamos trabalhar muito é para que não vendam animais, que as pessoas ao invés de comprar, que adote o animal”.

Para a idealizadora da Ong Proteção Animal de Taboão e Região – Patre, Cynthia Gonçalves, a aprovação desse projeto é uma grande conquista para a causa animal. “É um projeto que já existe em outros municípios e faz com que as políticas públicas dentro da causa animal avancem a cada reunião realizada. Vamos começar a discutir, de fato, a legislação mais encorpada a proteção animal na cidade”, comemorou.

De acordo com o projeto, o Abril Laranja passa a integrar o calendário oficial do município e também o calendário escolar.

Fonte: O Taboanense

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.