Câmera vai monitorar usuários que alimentarem os animais no Parque da Gruta, em Santa Cruz do Sul, RS

Câmera vai monitorar usuários que alimentarem os animais no Parque da Gruta, em Santa Cruz do Sul, RS
Foto: Luiz Fernando Bertuol

Os visitantes que alimentam os macacos do Parque da Gruta estão no alvo das mudanças realizadas pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, 18, na Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esporte (SESDE), ficou determinado que o ângulo da câmera de monitoramento do local seja redirecionado para a área onde o público costuma dar alimentos a animais silvestres. O objetivo, segundo ressaltou o secretário da pasta, Henrique Hermany, é proteger a fauna.

De acordo com o coordenador da Guarda Municipal, Estor Iochims, os usuários que forem flagrados alimentando os animais, prática considerada crime ambiental, serão punidos conforme prevê a legislação. “Se houver alguma infração, a Guarda será acionada e vamos autuar o infrator”, esclareceu.

Na última sexta-feira, 11, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul instalou o primeiro lote de placas orientando a população sobre a proibição de fornecer alimentos aos animais silvestres. O material foi elaborado pela Secretaria Municipal de Comunicação, com acompanhamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Inicialmente foram instaladas quatro placas pequenas junto às taquareiras, local onde os micos costumam ser vistos com mais frequência pelos visitantes, e uma grande na entrada da área das churrasqueiras.

Fonte: GAZ


Nota do Olhar Animal: Ajudar animais necessitados e em situações de risco inclusive na natureza é não só louvável, como também uma obrigação moral. Mas interferir sem critérios, como um mero entretenimento, é uma temeridade e se torna um crime ao causar danos aos animais.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *